Possíveis refúgios de morcegos hematófagos são vistoriados pela Inspetoria em Defesa Agropecuária; foram encontrados 17 animais

Tendo em vista os crescentes casos de raiva em bovinos e equinos, em Veranópolis e Nova Roma do Sul, a Inspetoria em Defesa Agropecuária, juntamente com uma equipe especializada da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS, trabalharam nessa semana na busca pelos morcegos hematófagos, transmissores da zoonose.

Foram vistoriadas 14 furnas, e apenas em duas foram encontrados os morcegos hematófagos. Segundo o veterinário Ivan Wetzel, inspetor fiscal estadual agropecuário, ao todo foram encontrados 17 morcegos, sendo que 16 estavam em Farroupilha e um deles em Veranópolis. Os animais foram capturados e tratados. A preocupação da inspetoria continua sendo encontrar o refúgio com uma maior quantidade de morcegos, cerca de 200, próximo ao Rio da Prata.

Novo levantamento realizado nesta sexta-feira apontou 42 bovinos mortos com sintomas de raiva herbívora em Nova Roma do Sul.Em Veranópolis continua o mesmo dado dessa terça-feira, sete bovinos mortos em três propriedades próximas na comunidade de Nossa Senhora da Pompéia. O equino que veio a óbito, na comunidade de Nossa Senhora Auxiliadora, foi tratado como suspeito, mas o resultado do exame ainda não foi recebido.

Importância da vacinação nos animais

O veterinário reforça a importância de os animais, principalmente, bovinos e equinos, sejam vacinados contra a raiva. Um reforço deve ser aplicado 30 dias após a primeira dose e após, a imunização deve ser reforçada uma vez ao ano.  O veterinário Ivan Wetzel salienta que animais de todas as localidades da cidade, como também da microrregião (Vila Flores, Protásio Alves, Nova PrataFagundes Varela e Cotiporã) devem ser vacinados.

Proprietários de bovinos e equinos também estão recebendo a orientação de vacinarem cães e gatos, embora ainda não haja registro de casos de raiva canina e felina.

Leia também | Casos de raiva em bovinos aumentam em Veranópolis e Nova Roma do Sul

Leia mais | Caso de raiva em bovino é confirmado em Veranópolis

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.