Pavilhão da Agricultura Familiar terá 337 empreendimentos na Expointer

O Pavilhão da Agricultura Familiar na Expointer contará neste ano com a participação de 337 empreendimentos de 166 municípios, sendo 160 do Rio Grande do Sul. São dez expositores a mais do que em 2019, ano da última edição da feira antes da pandemia, quando houve 327 participantes.

Dos empreendimentos previstos para este ano, há 268 agroindústrias, 52 de artesanato e 17 de flores, plantas e mudas. Os jovens comandam 95 e as mulheres, 66. Os visitantes encontrarão produtos tradicionais da agricultura familiar como queijos, salames, melado, geleias, compotas, mel, vinhos, espumantes, cachaças e panificados como pães e cucas. A área de orgânicos do pavilhão terá 21 empreendimentos. Ainda haverá quatro cozinhas fornecendo pratos com produtos oriundos das agroindústrias familiares.

As agroindústrias gaúchas que participam do pavilhão integram o Programa Estadual da Agroindústria Familiar (Peaf). Além delas, há quatro provenientes de Minas Gerais, uma de Santa Catarina e uma do Rio de Janeiro.

“Com a retomada da feira sem restrições severas, estamos otimistas. Esperamos recorde de público e de vendas no pavilhão, superando 2019, quando foram comercializados mais de R$ 4,5 milhões”, destaca a diretora do Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria (Dafa) da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Rural (Seapdr), Bruna Fogiato.

Concurso

O 10º Concurso dos Produtos da Agroindústria Familiar contará neste ano com uma nova categoria, doce de leite, além de vinho tinto de mesa seco, suco de uva integral, queijo colonial, cachaça prata, cachaça envelhecida premium, salame, linguiça de carne suína defumada e mel. O concurso é organizado pelo Dafa e pela Emater, terá jurados de diferentes instituições e será realizado entre 29 e 31 de agosto. A premiação ocorrerá em 2 de setembro.

O público que estiver no pavilhão poderá participar da escolha dos melhores produtos nas categorias cucas variadas italiana e alemã. “É uma prova sensorial, o público irá experimentar e avaliar o produto”, explica Bruna.

A Comissão Organizadora do Pavilhão da Agricultura Familiar é composta por Seapdr, Emater, Fetag, Fetraf Sul, Via Campesina e Secretaria da Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A Expointer ocorrerá de 27 de agosto a 4 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Mais informações no site do evento.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.