Nova Prata comemora 98 anos nesta quinta-feira

Nova Prata comemora seus 98 anos nesta quinta-feira (11). O município que hoje tem cerca de 30 mil habitantes, iniciou sua história com descendentes de portugueses e africanos e posteriormente recebeu imigrantes europeus advindos da Itália, Polônia e Alemanha.

A referência regional nas áreas da indústria, comércio, agricultura e extração de basalto. O conhecimento trazido pelos imigrantes europeus referentes ao trabalho com pedras, especialmente o basalto, fez com que essas habilidades fossem aplicadas na extração desse minério que o município tem com abundância. A partir da década de 60, muitas famílias viram nessa atividade uma fonte de geração de renda, profissionalizando-a. Isso fez com que Nova Prata recebesse o título de Capital Nacional do Basalto.

O município também faz parte do Roteiro Turístico Termas e Longevidade, o principal atrativo é o Complexo Hidrotermal Caldas de Prata, com piscinas abertas e cobertas em meio à natureza. A cidade conta com um roteiro religioso com 17 pontos de visitação.

O calendário de eventos é diversificado, com destaque ao Festival Interacional de Folclore, que neste ano chega a sua 18ª edição, que será realizada de 7 a 11 de setembro com o tema “Baile de Máscaras”.

Diversos eventos estão fazendo parte da programação dos 98 anos da cidade, dentre eles a primeira Parada Retrô e o sétimo Encontro de Carros Antigos. Será neste final de semana, no sábado (13) e domingo (14), na Praça da Bandeira e ruas do entorno.

O prefeito de Nova Prata, Acione Grazziotin, celebra a data: “a nossa cidade está fazendo 98 anos, uma cidade muito próspera, de gente trabalhadora, onde que os objetivos são sempre voltados à comunidade. Estamos muito felizes em celebrar, nesse dia, mais um aniversário do nosso município. Estamos nos aproximando do centenário, que representa uma história muito grande, muito bonita. Nossos antepassados escreveram e os antepassados estão escrevendo e nós também. Para que possamos ter um lugar melhor para viver, encaminhar nossas famílias, desenvolver nossas atividades, enfim, para que sejamos felizes, que é o objetivo maior”, afirma.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.