Confira quem são as recenseadoras do IBGE que estão visitando as residências de Fagundes Varela

Desde a última segunda-feira, a população fagundense começou a receber os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que vão coletar informações para o Censo Demográfico 2022. Durante os próximos três meses, os pesquisadores irão a todas as residências do município.

O Censo brasileiro é uma das maiores operações censitárias do mundo. São dois tipos de questionário que serão aplicados pelos recenseadores. O básico, com 26 quesitos, leva em torno de cinco minutos para ser respondido e vai captar dados como identificação do domicílio, informações sobre moradores, características do domicílio, identificação étnico-racial, registro civil, educação, rendimento do responsável pelo domicílio e mortalidade.

Já o questionário ampliado, com 77 perguntas leva cerca de 16 minutos para ser preenchido. Além dos blocos contidos no questionário básico, investiga também: trabalho, rendimento, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, pessoas com deficiência, migração interna e internacional, deslocamento para estudo, deslocamento para trabalho e autismo.

Esse questionário mais amplo será respondido por cerca de 11% dos domicílios. A seleção da amostra que irá responder o questionário ampliado é aleatória e feita automaticamente no Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) do recenseador.

O IBGE também solicita os dados da pessoa que prestou as informações, como nome, telefone, e-mail e CPF. Qualquer morador, acima de 12 anos, capaz de fornecer as informações, pode responder ao recenseador por todos os demais moradores daquele domicílio. Todas as informações coletadas são confidenciais, protegidas por sigilo e usadas exclusivamente para fins estatísticos.
Este ano, serão três as formas disponíveis para preencher os questionários: presencial, pela internet e por telefone. O cidadão poderá realizar ou agendar a entrevista presencial, marcar com o recenseador uma entrevista por telefone ou optar pelo autopreenchimento via internet.

Em Fagundes, o trabalho está sendo executado pelas por Andressa Grando Vieira, Betânia Coppini Reginato, Sandra Gusberti e Márcia Pegoraro.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.