Caxias do Sul é a quinta maior rota cervejeira do país

Município possui cerca de 20 cervejarias

Neste dia 5 de agosto é celebrado o Dia Internacional da Cerveja, e Caxias do Sul tem muito a comemorar. Tradicionalmente conhecida pela sua produção vitivinícola, Caxias se consolida também como um dos principais polos cervejeiros do Brasil. Um dos protagonistas neste segmento, o município possui em torno de 20 cervejarias, segundo levantamento realizado pelo Ministério da Agricultura. É a quinta cidade com mais estabelecimentos desse ramo no país, ficando atrás apenas de Porto Alegre, São Paulo, Curitiba e da mineira Nova Lima.

A consolidação de Caxias como referência no setor aconteceu de maneira natural. Em torno do ano de 2010 houve um crescimento exponencial no número de cervejarias na cidade, todas com um perfil parecido – a maioria das fabricantes são de pequeno porte e produzem cervejas especiais.

Segundo estimativas, existem cerca de 200 rótulos na cidade e são produzidos cerca de 200 mil litros da bebida todos os meses.

Uma vocação antiga

Em meio à febre de cervejarias artesanais e casas temáticas espalhadas pela Serra, Caxias do Sul, na verdade, retoma uma vocação do passado. No início do século 20, época em que o setor vinícola impulsionava a economia da região, a produção de cerveja também foi responsável por colocar Caxias entre as maiores maltarias do Rio Grande do Sul. As cervejas e refrigerantes produzidos pela Cervejaria Irmãos Leonardelli, especialmente a clássica cerveja Pérola, marcaram gerações. A partir da inauguração do novo complexo, em 1952, diversas versões destacaram a Pérola como uma das melhores cervejas do país. Sua influência foi fundamental para que Caxias fosse conhecida como a “Pérola das Colônias”.

Além da fabricação da bebida a ser destinada aos mercados, a maior parte das cervejarias oferece também experiências. Em um movimento surpreendente, Caxias do Sul desponta como o endereço certeiro de pubs, bares, lounges e gardens que oferecem degustação no local, ficam ao lado dos equipamentos e onde é possível ainda visitar a produção.

O secretário municipal do Turismo, Enio Martins, afirma que “visto a ascensão das rotas de cervejas artesanais, assim como a das vinícolas – que já são bastante procuradas -, nós identificamos um novo perfil de turista que visita Caxias do Sul. Seguindo o que foi elencado no Plano Municipal do Turismo, a gastronomia, o entretenimento noturno e os roteiros turísticos são algumas das potencialidade da nossa cidade e é isso que esse turista procura: encontrar tanto cervejarias no interior, cercado pela natureza, quando opções de bares e pubs em áreas mais centrais. Essa diversidade coloca Caxias como um importante polo cervejeiro, mas também como um destino repleto de possibilidades e novas descobertas que vão além do que já se conhece.”

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
error: Alert: Conteúdo Protegido

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios