Cotiporã incentivando o ensino e a preservação da Língua Talian

O projeto “Cucagna – Scola de Talian” é um projeto cultural de autoria e iniciativa da ASSODITA – Associação dos difusores do Talian, fundada em novembro de 2008, em Concórdia – SC. O projeto, ministrado pela Unicentro, passou a contemplar o Município de Cotiporã e possui o objetivo de preservar e valorizar a Língua Talian, bem como a cultura, usos, costumes e tradições da imigração italiana.

Em Cotiporã, o projeto foi organizado e iniciado pelo cotiporanense Ambrósio Giacomini, que é historiador, professor e hoje Coordenador da Cucagna – Scola de Talian no núcleo do município. Para difundir ainda mais o Talian em Cotiporã, o projeto conta com o apoio da Administração Municipal, através da Secretaria de Turismo e Cultura, que fornece gratuitamente o Museu Histórico como espaço para as atividades da Scola.  

Através dos encontros de conversação, os participantes realizam a leitura de textos na língua Talian, tradução, discussão de vocabulário e da construção gramatical. Os encontros são abertos para toda a comunidade cotiporanense, desde os mais experientes aos jovens, e as atividades são gratuitas. Os mesmos ocorrem quinzenalmente, nas segundas-feiras, das 19h às 20 horas (encontro hoje: 18/07). Para participar, não a há a necessidade previa de inscrição, basta comparecer ao encontro e “parlar talian”.

 “Tratam-se de encontros de pessoas entusiastas da Língua Talian, que pretendem difundir e não deixar desaparecer esse tesouro cultural que foi construído coletivamente por nossos antepassados. E da mesma forma, coletiva, com a indispensável participação da comunidade é que se quer e se espera continuar e fortalecer essa fundamental coluna da nossa história.”, afirma a Coordenadora Cultural de Cotiporã, Jocyane Baretta.

O projeto foi apresentado perante a Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e obteve o financiamento da Pró-Cultura RS LIC – Lei de Incentivo à Cultura, englobando ainda os municípios de Serafina Corrêa, Guaporé, Vista Alegre do Prata, Dois Lajeados, Nova Alvorada, Camargo, Paraí, Nova Bassano e São Jorge.

Sair da versão mobile