Polícia Civil desmantela organização criminosa que extorquia empresários em Ijuí
Na terça-feira, 31, agentes da Delegacia de Polícia de Ijuí, sob o comando do delegado Maurício Posselt, prenderam em flagrante delito, no Bairro Ferroviário, em Ijuí, uma dupla de homens que tentaram extorquir um empresário da cidade.
Os criminosos ameaçavam o empresário de incendiar a empresa e deram prazo até às 17h para ele pagar 5 mil reais sob pena de ser morto e ter o local incendiado.
Ambos presos eram de Ijuí, um com 22 anos de idade e antecedentes criminais por tráfico de drogas, porte de arma e posse de drogas e o de 20 anos ostentava ficha penal por tráfico de drogas, associação para o tráfico de entorpecentes, organização criminosa, lesão corporal e ameaça.
A polícia apurou que estes dois presos em flagrante foram juntamente com os comparsas em 3 outros estabelecimentos com o mesmo “modus operandi”: uma mulher e alguns homens levavam um aparelho de telefone celular e o líder/mandante dentro da casa prisional de Montenegro fazia as ameaças em vídeo-chamada, aterrorizando as vítimas.
Detalhe: estas outras vítimas por medo não quiseram registrar BO e uma alegou que não foi ameaçada.
No dia 31 maio a Autoridade Policial de sobreaviso era o Exmo. Del. Pol. Titular da DRACO, Gustavo Arais, que lavrou o auto de prisão em flagrante em desfavor da dupla e por logo perceber a existência de uma organização criminosa por trás dos fatos em vez de remeter os autos para a DP (que tem atribuição para investigar extorsão) remeteu para a DRACO investigar a organização criminosa e por conexão estas extorsões do presente caso.
Após variadíssimas diligências investigatórias realizadas em conjunto entre os agentes da DRACO e da DP de Ijuí (alguns investigados também o são na DP por outros crimes) se comprovou, fartamente, que o mandante das extorsões é um apenado de Porto Alegre, com 33 anos de idade, recolhido na Penitenciária Modulada de Montenegro, ostentando de passado criminal 2 homicídios qualificados, 3 tráficos de drogas, 2 associação para o tráfico de entorpecentes, 2 posse de drogas, extorsão, furto qualificado e 3 roubos majorados.
Ainda, ele em Ijuí ostenta a vice-liderança da facção investigada na DRACO e recebeu o decreto de prisão preventiva hoje na casa prisional onde se encontra recolhido.
Ainda hoje, equipes das duas DP citadas de Ijuí (DRACO e DP) prenderam preventivamente uma mulher de 18 anos, natural de Ijuí em Santo Ângelo (sem antecedentes criminais), ação que contou com o apoio inestimável da DP de Santo Ângelo, para quem mandamos os agradecimentos públicos ao Delegado e equipe de agentes.
E outra equipe prendeu um homem de Ijuí, em Ijuí, com 22 anos de idade e 2 posses de drogas de passado criminal.
As prisões foram para garantia da ordem pública, assegurar a aplicação da lei penal e por conveniência da instrução criminal.
Ao fim e ao cabo será ulteriormente, ao fim do procedimento policial (o segundo) representado pela transferência do mandante para a PASC.
Operação “extortio” – ação conjunta entre DRACO/IJUÍ e DP/IJUÍ
Resultado até o presente momento (pedimos novamente prorrogação do prazo no segundo inquérito policial sobre os fatos):
- 2 prisões em flagrante (dia 31 de maio)
- 3 prisões preventivas (hoje, 14 de junho)
- 2 indiciamentos por extorsão majorada pelo “pactum sceleris” (concurso de agentes) e organização criminosa no outro inquérito policial remetido estes dias (em total sigilo para não prejudicar o andamento deste)
- Vários elementos probatórios apreendidos (as investigações continuam, pois representamos hoje por mais 10 dias de prorrogação do prazo)