Novo grande período de muita umidade e chuva no Rio Grande do Sul vem ai

O sol com esse friozinho está com as horas contadas para ir embora e dar lugar ao tempo instável novamente no Rio Grande do Sul. Pelo que parece, os modelos meteorológicos projetam uma frente estacionária na primeira semana de julho.

A chuva retorna no sábado (02/07), pegando primeiramente a fronteira com o Uruguai. Durante toda a primeira semana de julho, essa instabilidade irá “dançar” sobre o RS; ora atuando mais ao Sul, ora atuando mais ao Norte.

Até o momento, os prognósticos indicam maiores acumulados de chuva se concentrando entre o Centro, a Campanha, o Sul e a costa doce (região da Lagoa dos Patos).

Por que dessa “gangorra de chuva”?

Um bloqueio atmosférico impactará o Norte do Estado nesse período. Por isso que as cidades do Noroeste e da divisa com Santa Catarina não terão nada ou pouquíssima chuva durante esses dias.

Esse “vai e vem” da frente chama-se de frente estacionária; assume características de frente quente (ao ser empurrada pelos ventos quentes e secos do quadrante Norte para o Sul) e frente fria (ao ser empurrada pelo ar mais seco e frio de Sul para o Norte).

A Região Metropolitana de Porto Alegre estará bem na divisa entre o tempo mais firme com temperaturas mais altas, e com as instabilidades. Por conta desse contraste térmico, espera-se pancadas de chuva e trovoadas nos locais onde chover.

Informações Meteo RS

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
error: Alert: Conteúdo Protegido

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios