Farmácias de Veranópolis registram falta de alguns medicamentos
Os problemas no fornecimento de insumos e medicações estão impactando a oferta de medicamentos em farmácias de Veranópolis. A escassez de remédios se acentuou a partir de abril, entre outros motivos, por conta da guerra na Ucrânia e o lockdown na China por conta do aumento de casos da covid-19. A redução da produção de IFA – que é a matéria-prima usada na produção de remédios – no país asiático acaba provocando desdobramentos em países como o Brasil, que é grande importador do produto.
Na Farmácia Pública Municipal os antibióticos estão em falta há bastante tempo, dentre eles a amoxicilina com clavulanato e a azitromicina, usados no tratamento de diversas infecções bacterianas. Não estão disponíveis também medicamentos para nebulização. Conforme a equipe, a previsão é que a situação se normalize.
A reportagem da Studio também consultou outras farmácias do município. Nos estabelecimentos que foram consultados, todos os profissionais afirmaram que a falta de medicamentos está sendo enfrentada. Os antibióticos pediátricos e antialérgicos estão entre os mais citados.