Parcão recebe escultura de cinco metros de altura em Porto Alegre

A obra de arte Antera foi oficialmente inaugurada no Parque Moinhos de Vento (Parcão) na manhã desta segunda-feira, 16. O monumento tem cinco metros de altura e é proveniente da doação da Virada Sustentável (VS), com patrocínio da Gerdau, em homenagem aos 250 de Porto Alegre. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) autorizou a instalação da peça no lado esportivo do parque. 

Ao agradecer a doação, o prefeito Sebastião Melo afirmou que o apoio dos parceiros é fundamental para ajudar no embelezamento das praças e parques.

“Uma das coisas que faz Porto Alegre crescer é o estímulo a uma cidade mais cuidadora, mas não existe cidade mais cuidadora se depender apenas do prefeito e das equipes da prefeitura. A soma de esforços é essencial para cuidar dos espaços públicos e elevar a autoestima da Capital” – Prefeito Sebastião Melo.

Obra de Arte – “A peça denomina-se Antera, em referência à parte onde se formam os grãos de pólen das flores, e representa a fertilização de novas ideias”, explica o autor, Rogério Pessôa. Em chapa de aço patinável, a obra possui uma fenda aberta que transpassa a peça de forma reta e vertical, do chão ao topo, onde encontra uma tela de contenção em formato de casulo, com peças cerâmicas dentro, representando os grãos de pólen. A obra está sendo instalada em caráter permanente.

O titular da Smamus, Germano Bremm, destacou a importância do senso de coletividade. “A Virada Sustentável é um evento que traz muito para cidade, este senso de compromisso com o que é de todos. Quase todas as cidades do mundo têm monumentos muito visitados e fotografados, então vamos cuidar desse presente que estamos recebendo. A obra irá se tornar mais um local de contemplação, junto à natureza do parque”. Da mesma forma, o secretário municipal da Cultura, Gunter Axt, enalteceu a contribuição da Virada, ao deixar um legado para cidade, com a doação da obra de arte.

O vice-presidente executivo do Conselho de Administração da Gerdau, André Bier Gerdau Johannpeter, enfatizou a ligação da empresa com a capital gaúcha. “Há 121 anos, a empresa iniciava em terras gaúchas sua trajetória centenária. Buscamos promover ações de cultura e sustentabilidade e esta doação é um presente pelos 250 anos de Porto Alegre.”

A solenidade, que foi conduzida pelo coordenador da Virada Sustentável, Vitor Ortiz, também contou com as presenças dos secretários municipais de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia, de Parcerias, Ana Pellini, de Esporte, Lazer e Juventude, Débora Rios Garcia, Extraordinária dos 250 anos da Capital, Rogério Beidacki, do representante das empresas que adotam o parque, Cláudio Zaffari, de representantes das subprefeituras e de entidades ligadas à pauta.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
error: Alert: Conteúdo Protegido

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios