Festival da Canção Popular Italiana: 50 anos de música e cultura ocorreu neste final de semana em Protásio Alves

No sábado, 21, o Festival da Canção Popular Italiana voltou a seu palco tradicional: a Igreja Histórica de Protásio Alves para os 50 anos do primeiro evento que é o mais antigo do Brasil.

A recepção aos participantes contou com a participação do prefeito Itamar Girardi e das soberanas: rainha Eduarda Marinho dos Santos; e princesas Amicaela Cecchin e Michele Cúnico Stella.

O Festival iniciou com a referência à religiosidade e a oração do padre Luciano Cansan. O prefeito Itamar deu as boas vindas e declarou oficialmente o início do evento que contou com a participação desete corais: Canto e Encanto e Eco dei Monti, de Protásio Alves; Stella Alpina e Ánima D’Itália, de Caxias do Sul; Coro Tramontina, de Farroupilha; Bella Coqueiro, de Coqueiro Baixo; e Alegria Franciscana, de Marau.

No final do encontro, o vice-presidente do Eco Dei Monti, Domingos Donadello, agradeceu os apoios e as presenças e explicou a ausência do presidente da entidade, Graciano Fracasso, por motivos de saúde.

Também participaram do evento, o secretário de Estado de Obras e Habitação, Volnei Minozzo; o vice-prefeito Jocimar Furlan; o presidente da Câmara de Vereadores, Matheus Gardel Porta; a primeira e segunda dama, Pricila Turani e Carina Dutra Furlan; vereadores e secretário municipais.

Após as apresentações na Igreja Histórica, houve o Magiare della Colônia no Salão Paroquial, onde o Município de Protásio Alves homenageou e agradeceu o Estado; a Paróquia Nossa Senhora do Rosário; ao Coral Eco Dei Monti; e ao Grêmio Esportivo e Recreativo Protasioalvense (Gerpal).

Parabenizamos, em nome do Município, a todos que trabalharam pelo Festival nos seus 50 anos de existência – ressalta o prefeito Itamar.

O 45º Festival da Canção Popular Italiana foi promovido pelo Município de Protásio Alves, com o apoio da Câmara de Vereadores, do Sicredi, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e do Coral Eco Dei Monti. O jantar foi promovido pelo Gerpal e o baile animado pelo Cancione Pertê. Os eventos reuniram mais de 800 pessoas.

Fotos: Sonia Reginato/C+C

Sair da versão mobile