Emater/RS-Ascar constrói sistema de captação de água e proteção de nascente em Cotiporã e capacita técnicos

A Emater/RS-Ascar realizou na segunda-feira (16/05) uma capacitação prática para extensionistas na construção de sistema de captação de água e proteção de nascente na propriedade da família de Paulo Pittol, na comunidade de Nossa Senhora Auxiliadora, em Cotiporã. A ação faz parte do Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) na Conservação de Nascentes em Propriedades Rurais na Região da Sicredi Serrana, e beneficiou a propriedade selecionada para ser Unidade de Referência (UR) no município.

Os extensionistas de municípios envolvidos no projeto fizeram a construção da estrutura física e proteção da nascente, visando permitir o acesso à água de qualidade e em quantidade para atender as necessidades da família, que irá usá-la, neste caso, nas atividades produtivas da propriedade, especificamente na produção de aves. O produtor recebeu orientações sobre todo o processo, inclusive quanto à necessidade de tratamento (cloração) para que a água atinja a qualidade que precisa ter para esse uso. “No futuro, a água poderá ser utilizada também para atender as necessidades básicas da família relacionadas à higiene, alimentação e mesmo para o consumo, com os devidos tratamentos necessários para essa finalidade”, explica a extensionista da Emater/RS-Ascar, engenheira florestal Adelaide Ramos.

De acordo com ela, também foi dado ênfase à importância de olhar para o entorno da nascente, com a restauração da vegetação nativa nas áreas de preservação permanentes (APPs) e a adoção de Boas Práticas Agropecuárias nas áreas adjacentes à nascente, que são áreas de recarga hídrica que vão alimentar essa nascente. Entre essas práticas estão a conservação do solo com plantio em nível, cobertura do solo, terraceamento, destinação adequada dos dejetos e esgotos e uso racional de defensivos agrícolas.

Nesta etapa do projeto, os extensionistas dos outros 16 municípios da região da Serra abrangidos no projeto em parceria com a Sicredi Serrana irão desenvolver este mesmo trabalho nas unidades de referência selecionadas nos seus municípios, até o dia 30 de junho, sempre observando as particularidades e a realidade nas nascentes em cada propriedade. As intervenções nas APPs do projeto seguem as resoluções do Consema 314/2016 e 361 e 362/2017, que respaldam essa atividade como de baixo impacto ambiental e de proteção sanitária. “Importante destacar ainda que a metodologia seguida é a referida por essas legislações, conforme roteiro técnico de proteção de nascentes elaborado pela Emater/RS-Ascar”, ressalta o extensionista da Emater/RS-Ascar, Neuri Frozza.

Estiveram presentes na abertura da capacitação representantes da Emater/RS-Ascar das regiões de Caxias do Sul e Lajeado, da Sicredi Serrana, das Secretarias Municipais da Agricultura e de Meio Ambiente de Cotiporã e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.