Batalhão Ambiental tenta localizar onça-parda que esta matando cavalos na região de Canela

Desde terça-feira (26), os policiais militares do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Canela e técnicos municipais: biólogos e veterinários, estão monitorando e fazendo vistorias a animais abatidos no interior do município de Canela.

Os Policiais Militares do 3°Batalhão Ambiental da Brigada Militar localizaram um eqüino de, aproximadamente, seis meses, o qual foi abatido por um felino – uma onça-parda (Puma concolor), que também é conhecido na região por Leão baio. Os Policiais Militares foram acionados pelo proprietário, e acompanhados de agentes da Secretaria do Meio Ambiente de Canela, vistoriaram a área onde fora localizado o cavalo abatido.

A Equipe observou que, os ferimentos do eqüino, eram característicos e causados por dentes e garras de um felino. O fato acontecido no interior de Canela, região da Tubiana, preocupa as autoridades que, já discutem medidas mitigatórias, a fim de reduzir prejuízos aos moradores rurais, buscando uma solução ambiental viável. Propostas foram inclusas nas conversas como projetos de monitoramento e de ressarcimento aos produtores que, por ventura tiveram prejuízos pela ação do predador.

O animal abatido teve o couro retirado pelos agentes municipais que, após análise, comprovaram ser ataque da Onça parda. Até agora, três eqüinos foram abatidos pelo felino e os Policiais Militares do 3° BABM de Canela seguem em monitoramento da área.

“A onça parda, também conhecida como leão baio é o segundo maior felino das Américas, ficando atrás apenas da onça-pintada (Panthera onça). Seu habitat se estende da Patagônia, no sul, até o Canadá, no norte, incluindo todas as regiões e biomas brasileiros”.

Sair da versão mobile