PATRAM apreende cerca de 8 mil quilos de pinhas e pinhões em Ibiraiaras

Depois de receber uma denúncia nesta quinta-feira dia 31 de março, a Polícia Ambiental da Brigada Militar localizou em uma propriedade rural, na comunidade de Santo Expedito em Ibiraiaras, uma gigantesca quantidade de pinhas e pinhões, totalizando cerca de 8.000 quilos. Diante aos fatos, o responsável pela colheita dos pinhões foi autuado e o material apreendido.

A colheita e comercialização do pinhão só é permitida a partir do dia 15 de abril de 2022. Apesar de em algumas regiões as pinhas estarem maduras, e debulhando, os proprietários devem respeitar as leis para evitarem penalizações.

Conforme o comandante da Patram em Lagoa Vermelha, sargento Hilton Alves Pereira, a pena para quem descumprir a lei pode ocasionar a prisão, por tempo que varia de seis meses a um ano.

Ele explica que o período anterior a colheita é vital para o bom desenvolvimento das plantas e alimentação de algumas aves. O comandante também lembra que o corte de araucária nos meses de abril, maio e junho fica proibidos, conforme normativa do Ibama.

As denúncias de crimes ambientais podem ser encaminhadas a Patram por meio do telefone (54) 3358-4072. O batalhão de Lagoa Vermelha atende 10 municípios.

Informações Rádio Cacique.

Sair da versão mobile