PAC, Vigilância Sanitária e Ambiental e Polícia Civil flagram cães em situação de maus-tratos em Guaporé

Voluntárias da ONG Protegendo Animais Ponto Com (PAC), fiscais da Secretaria Municipal de Saúde – Setor de Vigilância Sanitária e Ambiental, juntamente com agentes da Delegacia de Polícia Civil (DP), de Guaporé, flagraram na tarde dessa quarta-feira (27), uma situação de maus-tratos a animais. Após monitoramento, ajuda e orientações aos tutores e reiteradas visitas no imóvel, localizado na rua Gelindo Boscarin, bairro Nossa Senhora da Paz (Promorar), a ação foi inevitável para que os cães não sofressem mais.

Durante a verificação das condições de tratamento, voluntárias, fiscais e policiais civis se depararam com casinhas expostas ao sol/chuva, potes de comida e água sujos, animais magros e cheios de pulgas. O médico veterinário da Vigilância analisou “in loco” as condições dos quatro cães.

“Sempre orientamos a família a não terem os cães, pois não tinham condições de criá-los. Nas visitas das campanhas de ‘Bem Estar Animal’ nos deparamos com essa situação flagrada hoje. Reiteradas vezes falamos com eles desta situação, mas não dá mais para vê-los sendo tratados desta maneira. Fomos obrigados a tomar uma atitude enérgica (processo aos tutores)”, disseram as voluntárias da PAC.

As voluntárias, que há anos realizam um trabalho de conscientização nos bairros, afirmaram que nem todas as pessoas maltratam os animais. “Na nossa caminhada muitas mudam o olhar aos cães e gatos, passando a dar maior atenção para eles. Há ainda aquela parcela que, infelizmente, segue sem dar o carinho que merecem e para essas o caminho é a lei”, destacaram.

No imóvel, onde três cães foram recolhidos e encaminhados para atendimento médico-veterinário, fiscais da Vigilância, que realizam ao longo da semana um mutirão de limpeza de resíduos em pontos estratégicos da cidade para o combate à dengue, flagraram diversos recipientes com água parada.

Bem cuidado

A equipe esteve na rua Adão Tigre, bairro Santo André, para verificar a situação do cachorro flagrado dentro da churrasqueira na semana passada. Após conscientização e orientações aos tutores, o animal encontra-se em novo ambiente e bem cuidado.

Fonte: Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM

Sair da versão mobile