Júri realizado pelos alunos do Regina Coeli decidiu pela inocência de Luís XVI; conheça o projeto

Nessa quinta-feira (28), a segunda série do Ensino Médio do Colégio Regina Coeli realizou um júri na Câmara de Vereadores de Veranópolis baseado no julgamento de Luís XVI, condenado e decapitado em 21 de janeiro de 1793, no contexto do auge da Revolução. A atividade contou com a presença de estudantes, professores, direção da escola, pais e vereadores. O projeto foi desenvolvido no componente curricular de História, com apoio da Sociologia, Filosofia e Redação.

Tratou-se de um novo julgamento a partir das estratégias da defesa e da acusação em um júri popular. Segundo o professor responsável pela atividade, Daniel Dutra, os estudantes se dividiram em equipe de defesa, acusação, réu e testemunhas. Ainda segundo o professor, além de terem que estudar muito sobre o contexto histórico, a vida de Luís XVI e o próprio julgamento real, os estudantes tiveram que usar suas habilidades na elaboração das estratégias de defesa e acusação, escolha de testemunhas e elaboração dos discursos e falas.

Conforme o professor, no final, analisando os argumentos construídos pela defesa e pela acusação, o júri decidiu pela inocência de Luís XVI, contrariando a História e surpreendendo a plateia.

Leia também | Veranópolis contrata médicos e atendente para consultório dentário

Sair da versão mobile