Justiça para o Romeu: Grupo de voluntárias e comunidade pedem justiça por morte de cachorro em São Domingos do Sul

Moradores de São Domingos do Sul pedem justiça por Romeu, um cão comunitário, que no final da manhã da quarta-feira, dia 02 de março, foi visto correndo pelas ruas do município em desespero, até a casa de uma protetora. Conforme informações da Associação Voluntária Independente dos Animais (AVIDA), as quatro patas de Romeu estavam machucadas, sangrando, enquanto ele buscava ajuda.

A inocência e a alegria do cão comunitário, foi vista pela última vez, quando Romeu corria atrás da bola durante o amistoso entre Veteranos São Domingos e Veteranos Ciríaco. O animal morreu no caminho para o socorro veterinário, no colo da voluntária Clarice Bogoni, que o acompanhava até o Hospital Veterinário da Universidade de Passo Fundo. O laudo apresentará a causa da sua morte. O boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Polícia de Casca.

Nas redes sociais, a Secretária da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social (SICDHAS) Regina Becker Fortunatti, defensora da causa animal e propositora da Lei 15.254/2019, dos animais comunitários, manifestou sua indignação. “Infelizmente a intolerância e o preconceito disseminam ódio. Entre aqueles que não aceitavam a liberdade do Romeu, alguns fizeram ameaças contra o cão e isso foi informado à polícia por membro do grupo de voluntárias. Ocorreu, inclusive, recentemente, a absurda acusação de que o cão tentara estuprar uma criança. Não, não pode ser apenas mais uma dor dilacerante imposta a um animal, morto em agonia. Não, não pode ser apenas mais uma dor emocional e moral imposta às protetoras e à sociedade. A investigação há de permitir a descoberta do autor de tão covarde e desumano ato contra um ser indefeso e, assim, a sociedade terá a devida resposta com a imposição da pena pelo crime cometido. Às amigas protetoras e cuidadoras do Romeu o meu apoio em tão doloroso momento e o meu fraterno abraço”, divulgou a Secretária.

Justiça por Romeu

Em manifestação contra a impunidade e contra a crueldade imposta aos animais, nesta sexta-feira, dia 11 de março, ocorrerá uma manifesto a partir das 17 horas, na praça central em São Domingos do Sul. Estará presente a Secretária Regina Becker Fortunatti, o grupo de voluntárias, autoridades locais e comunidade. “Acreditamos que a investigação nos trará a resposta pela qual todos ansiamos, apontando quem cometeu o crime que a todos chocou e revolta. Sabemos que quem é cruel com bichos, também é com gente”, divulgou a AVIDA nas redes sociais.

Texto: Elias de Marco Com informações Associação Voluntária Independente dos Animais de São Domingos do Sul e Rádio Odisseia FM.

Sair da versão mobile