Romaria de Nossa Senhora de Lourdes, uma devoção centenária em Veranópolis

A devoção à Nossa Senhora de Lourdes no município de Veranópolis e região, para além da promessa devido à infestação por gafanhotos, está intimamente relacionada à presença dos frades capuchinhos e sua influência junto às comunidades locais, que por serem franceses, conheciam a mensagem devocional de Lourdes. Desta forma, introduziram a fé mariana como base de esperança cristã em um momento de crise econômica, social e ambiental ocorrido no início do século XX.

O episódio da infestação por gafanhotos é assim narrado por Frei Dionisio Veronese:

“Em outubro de 1905, nuvens intermináveis de gafanhotos invadiram as colônias, daninhos, devoraram literalmente e arrasaram com as lavouras. Os pobres colonos nada colheram naquele ano. Em face de tal angústia, o Vigário de então, Frei Fidélis de La Mote Servolex, que aguardava momento asado, resolveu executar o projeto que vinha sonhando; erigir uma Gruta em louvor de N. Sra. de Lourdes.

No dia 8 de dezembro de 1905, festa da Imaculada Conceição, após procissão, na escadaria da Matriz, falou ao povo sobre a confiança na intercessão da Virgem Maria Imaculada; e por que não fazer um voto de levantar uma Gruta, implorando a graça de ver-se livres da praga de gafanhotos? Todo povo, era uma multidão, comovido e eletrizado, levantou bem alto os braços em sinal afirmativo do voto.” (VERONESE, 1986, p.14-15).

Vista do interior da primeira Gruta de N. Sra. de Lourdes, construída em 1905 no então município de Alfredo Chaves – hoje Veranópolis. Autor não identificado.
Fonte: VERONESE, 1986, p.50.

A primeira gruta erguida estava localizada próxima ao Seminário Seráfico São José e contou com doações da comunidade local para sua edificação, sendo inaugurada em 08 de setembro de 1906. É descrita como uma construção em formato abobadado de concha, estruturada com pedras toscas, tendo sob seu altar uma escultura de N. Sra. de Lourdes, em madeira, produzida pelo santeiro italiano Antonio Triches. Em 1910 a escultura em madeira foi substituída por outra em gesso, oriunda de Lourdes na França, paga por doações da comunidade. A precariedade de infraestrutura e a crescente devoção a N. S. de Lourdes, levaram em 1917, à construção de uma ermida que passou a abrigar a pequena gruta em seu interior.

Ermida construída em 1917 para abrigar a Gruta N. Sra. de Lourdes. Autor não identificado.
Fonte: Acervo Elígio Parise/Museu Municipal de Veranópolis

A presença da Gruta e o imaginário devocional dos fiéis deram início às peregrinações e, posteriormente às romarias junto ao local. Em fevereiro de 1942 realizou-se a primeira Romaria oficial à Gruta, que contou com grande mobilização de fiéis e peregrinação a pé entre Nova Prata e Veranópolis, conduzida pelo pároco Frei Luís Mascarello.

A partir de 1944, por intermédio de Dom José Barea, Bispo Diocesano de Caxias do Sul, iniciaram-se as movimentações para construção da primeira etapa do Santuário de N. Sra. de Lourdes, o que demonstra a relevância das romarias tanto para os fiéis quanto para a instituição católica. Posicionado à frente do Seminário Seráfico São José, o terreno para construção do santuário necessitava de adequações na nivelação, para tanto o então Pároco Frei Dionsio Veronese, “convidou” os colonos de cada comunidade do interior para dar um dia de trabalho em pró da construção.

Em 08 de setembro de 1946, com benção solene de Dom José Barea e Dom Candido Bampi, aconteceram a inauguração da primeira fase do santuário e o lançamento da pedra fundamental para construção da torre e da capela. A complementação da planta, composta por cúpula batistério, foi executada em 1958 e a conclusão da capela deu-se em 1964.

Gruta N. Sra. de Lourdes em 8 de setembro de 1946. Esta é primeira fase de construção do atual Santuário N. Sra. de Lourdes. Autor não identificado.
Fonte: Acervo Elígio Parise/Museu Municipal de Veranópolis.

No ano de 1960, sob responsabilidade do pároco Frei Sílvio Armigliato, iniciava-se uma nova modalidade de pregação para a Romaria, onde a imagem de N. Sra. de Lourdes passou a percorrer, acompanhada de sacerdotes, as capelas do interior do município, preparando as comunidades para as festividades, promovendo a confissão, celebrando missas e dando bênçãos de saúde, práticas ainda vigentes.

Acervo: Museu Municipal de Veranópolis

O complexo do Santuário inclui ainda espaços de sociabilidade, tais como a Praça da Gruta, inaugurada em 1972 e o de Salão Paroquial, que após sua inauguração em 1985, passou a abrigar os almoços festivos e as quermesses anuais ligados à romaria.Desde 2014 conta com o título de Festa Estadual de Nossa Senhora de Lourdes.

Acervo: Museu Municipal de Veranópolis
Acervo: Museu Municipal de Veranópolis
Acervo: Museu Municipal de Veranópolis
Acervo: Museu Municipal de Veranópolis

Texto e imagens: Museu Municipal de Veranópolis

Referências:

COSTA, Rovílio. Igreja Católica em Alfredo Chaves. In: COSTA, Rovílio (org.). Raízes de Veranópolis. Porto Alegre EST Edições, 1998. p.315-342.

FARINA, Geraldo. História de Veranópolis (1888-1992). Veranópolis: SMEC, 1992.

VERONESE, Dionisio. Colônia Alfredo Chaves: 100 anos de história religiosa. Porto Alegre: EST Edições, 1986.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.