Golpe via WhatsApp promete liberar saque instantâneo de dinheiro esquecido via PIX

Uma mensagem que circula no WhatsApp promete liberar o saque instantâneo de quantias em dinheiro esquecidas em bancos via Pix. Por meio de um link, o informe assegura que mais de 7 milhões já consultaram e sacaram saldos a receber. Mas será que é confiável esse aviso?

A resposta é não! A mensagem em questão é falsa e utiliza de forma criminosa o Registrato do Banco Central (BC).

Para confirmar a periculosidade do link, o portal de notícias G1 entrou em contato com o BC, que, em reposta, confirmou que o conteúdo da mensagem que está sendo veiculada no WhatsApp é mentirosa e não possui qualquer associação com o órgão.

Para evitar que novos tipos de golpes sejam aplicados, o BC emitiu uma nota alertando as pessoas para que tomem cuidado com golpes relacionados ao Sistema Valores a Receber (SVR):

“O BC não entra em contato com os cidadãos. (…) A solicitação de resgate no SVR será feita por meio de usuário e senha e os recursos serão transferidos diretamente das instituições financeiras para os cidadãos, que não devem fazer qualquer depósito prévio a qualquer pessoa ou instituição.”

Para verificar se um site é seguro, uma dica é acessar a ferramenta Psafe, que analisa link suspeitos, informando se eles são seguros ou não. No caso da falsa mensagem enviada pelo Registrato do Banco Central, o portal o categorizou como “Potencialmente Perigoso”.

(Com informações do Portal Edital Concursos)

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.