Donos podem transmitir covid-19 a cães e gatos, diz estudo

Investigadores de Porto e Coimbra, em Portugal, realizaram estudo e concluíram que infetados devem tomar precauções para não transmitir doença aos animais domésticos.

Cães, gatos e furões fizeram parte do primeiro estudo seroepidemiológico realizado em Portugal, publicado esta semana, na Microorganisms, por pesquisadores do Porto e Coimbra. As principais conclusões são que “os animais de companhia, especialmente os gatos, são extremamente suscetíveis a ficarem infetados com o vírus SARS-CoV-2 quando os donos têm covid-19”, pelo que “devem ser tomadas medidas de proteção especiais nesses casos”, explicou, Isabel Fidalgo-Carvalho, coautora do estudo.

“Se os donos estiverem em confinamento por estarem infetados ou por suspeita de estarem infetados, devem evitar dormir com os animais, usar sempre máscara, lavar bem as mãos e evitar contatos demasiado próximos”, resumiu a investigadora, que sublinhou não terem encontrado qualquer caso de transmissão de animal para humano. “Foram sempre os donos a ter covid-19 primeiro e a transmitir aos animais. A mensagem a reter é que eles são mais vulneráveis que nós”, alertou.

(Informações Portal JN)

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.