Vacinação em crianças em Veranópolis; confira as informações

Em entrevista à Studio na manhã desta quinta-feira (20) a enfermeira Maria Gorete Belini, responsável pela Vigilância Epidemiológica de Veranópolis, falou sobre o início da vacinação para Covid-19, em crianças de cinco a 11 anos, com comorbidades, que inicia nesta sexta-feira (21) no município.

Maria esclarece que a vacina que será aplicada nas crianças, difere na aplicada em adultos. A ampola possui a tampa de cor laranja, cada ampola abriga 10 doses da vacina, contendo 0,2 ml.

A vacinação se inicia às 8h no Posto de Saúde do Bairro Universal, os agendamentos devem ser realizados pelo Agenvac, telefone (54) 3441-9340.

É importante que no momento do agendamento a pessoa tenha em mãos o número do CPF, a data de nascimento da criança e que anote as informações do horário que irá realizar a vacina, dirigindo-se a ESF Universal no horário informado pelo sistema, a fim de contribuir com a organização e evitar aglomerações.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, entre as principais comorbidades consideradas para prioridade na vacinação das crianças, estão: asma, pneumopatias, doenças neurológicas, obesidade, imunodeficiência, doenças cardiovasculares, neoplasias, doenças hematológicas, diabetes mellitus, síndrome de Down, doenças renais crônicas e doenças hepáticas.

Segundo a enfermeira Maria, o local será único e exclusiva para vacinação contra a Covid-19 em crianças; elas devem estar acompanhadas de seus responsáveis e aguardar 20 minutos na unidade, após a aplicação da vacina. Atividades lúdicas estarão acontecendo neste momento.

Serão aplicadas duas doses no intervalo de oito semanas.

Para crianças positivas de covid-19, a aplicação da vacina deve ser realizada após 30 dias do resultado positivo ou do início dos sintomas. Para as vacinas de rotina, o intervalo é de 15 dias.

No dia da vacinação, é necessário apresentar documento de identificação, CPF e Cartão de Vacinação.

Confira a entrevista sobre o tema

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.