Protásio Alves decreta estado de emergência

Açudes sem água, gado sem pasto, ameixeiras produzindo frios de baixa qualidade, macieiras e milho secando. Os prejuízos causados pela estiagem estão estimados em R$ 13 milhões.

Por isso, em um segundo encontro do prefeito Itamar Girardi com o Conselho Municipal da Agricultura e Defesa Civil, foi decidido pelo Decreto de Estado de Emergência, na terça-feira, 11.

Além disso, adquirimos um tanque com capacidade para 10 mil litros de água para auxiliar no interior do município – comenta o prefeito Itamar.

O engenheiro agrônomo da Emater, João Rodrigo Cardoso, diz que as perdas na cultura do milho chegam a 58% do potencial da cultura no município que estava estimado em 8 toneladas/hectare de grão.

Na Linha Décima, comunidade São João, 17 pessoas trabalham na colheita de ameixas, na propriedade de Moacir João Defaveri.

Estamos colhendo, mas não sabemos se vamos vender – comenta Moacir.

A família contabiliza 50% de perda na qualidade dos frutos ocasionando perda de valor comercial. A fruta está sendo entregue na Coopalves, cooperativa que fica em frente à propriedade da família. Serão mais 15 dias de trabalho.
Defaveri comenta que em relação à cultura da maçã, houve perdas de 30% nas variedades do cedo (eva) e na variedade do tarde (gala) chegará a 75% .

Colheremos a variedade eva na próxima semana, mas a gala, somente se chover – comenta Moacir e conta que em outra área, as frutas estão caindo e as macieiras secando.

Apesar da estiagem castigar mais a agricultura e pecuária, o prefeito Itamar pede a colaboração das pessoas da área urbana para que economizem água de todas as formas.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.