Milhões de besouros invadem cidade na Argentina

A cidade de Santa Isabel, em La Pampa, na Argentina, registrou uma invasão de milhões de besouros da espécie Diloboderus abderus. A quantidade de insetos coincide com a chegada de uma forte onda de calor.

Imagens, que mostram uma grande quantidade de besouros na cidade, foram compartilhados nas redes sociais.

A polícia local disse que os insetos estão danificando várias instalações.

– Em alguns casos, [os besouros] danificaram telhados de edifícios. Na delegacia, danificaram o forro e, em um estabelecimento comercial, o teto. Em um posto de gasolina, cobriram os ralos – revelou o delegado Omar Sabaidini, chefe da polícia de Santa Isabel, ao site Info Huella.

O delegado apontou que o fenômeno pode ter sido favorecido pela chegada da onda de calor e pelo excesso da umidade relativa do ar.

O vice-prefeito de Santa Isabel, Cristian Echegaray, também comentou o caso.

– Eles [os besouros] estão por todas as partes; em casas, em lojas. Já me reuni com o Conselho Deliberativo, [com] bombeiros voluntários, [com a] polícia e [com o] pessoal da Administração Provincial de Energia (APE), para discutir medidas. A primeira foi desligar a iluminação pública, já que esse inseto procura locais com iluminação – falou Echegaray.

– Eles [os besouros] caem nos telhados como granizo e também podem ser vistos na estrada, atingindo o para-brisa ou teto dos carros que circulam. Agora resolvemos ficar com a cidade no escuro. Esperamos que dê certo – disse ainda o vice-prefeito.

A invasão começou há cerca de duas semanas e se intensificou com a chegada do calor intenso.

Selene Niveyro, doutora em ciências biológicas e professora do Departamento de Zoologia Agrícola da Faculdade de Agronomia da Universidade Nacional de La Pampa afirmou à publicação argentina que os insetos são inofensivos.

– Embora sejam completamente inofensivos, esses insetos são pesados e colidem violentamente com tudo em seu caminho, por isso é recomendável cobrir o rosto e os olhos para evitar ferimentos por impacto – explicou.

Informações UOL.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.