Incêndios florestais têm aumento alarmante no mês de janeiro segundo Bombeiros do RS

Um incêndio que vem sendo combatido há cerca de uma semana ligou o sinal de alerta da Corporação para casos deste tipo. O fogo que atinge áreas de mata em Boa Vista do Buricá, no noroeste, já queimou aproximadamente 100 hectares. O caso não é isolado, pois há registros em todas as regiões do Estado.

Com o apoio da Brigada Militar de Boa Vista do Buricá, de veículos de abastecimento de água dos municípios de Crissiumal, Horizontina, São José do Inhacorá e Boa Vista do Buricá, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, através do Pelotão de Três de Maio, segue no combate ao fogo. Já são seis dias de trabalho incansável.

Há um aumento significativo no atendimento de ocorrências de incêndio florestal no Estado. Os primeiros dias do ano tiveram um acréscimo de 178% em relação ao ano anterior e de 163% com o mesmo período de 2020. Em 2022, no período de 1º à 17 de janeiro, foram registradas 1889 ocorrências de incêndio florestal no Rio Grande do Sul. Foram 679 em 2021, e 718 em 2020.

Incêndio em vegetação é o fogo fora de controle em áreas florestais, matas, plantações e campos de pastagens. Ocorrendo normalmente nos períodos de estiagem, pode ser causado pela propagação de pequenas fogueiras feitas em acampamentos, perda de controle de queimadas realizadas para limpeza de campos, vandalismo, queima de lixo e bitucas de cigarros jogadas próximas a vegetação nas rodovias.

Por isso, o CBMRS alerta para estas práticas! Atitudes como essas elevam os números de ocorrências de fogo em mato. O que começa com uma pequena área de queimada, pode se alastrar e perdurar por dias, consumindo hectares de terra.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.