Dust Devil: vídeo registra formação de redemoinho no RS; assista

O calor muito intenso, a umidade relativa do ar muito baixa e o solo seco favoreceram hoje a formação de um redemoinho no município de Uruguaiana, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. É provável que outros tenham se formado durante o dia na região, especialmente no período da tarde que é o de máximo aquecimento diurno, as informações são da Metsul.

A temperatura em Uruguaiana chegou a 38,2ºC. Quaraí registrou 38,3ºC. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia. No Noroeste, a máxima em estação particular bateu em 38,5ºC em Santa Rosa.

As estações do Inmet registraram mínimos de umidade nesta terça de 13% em Encruzilhada do Sul, Uruguaiana e Bagé, 14% em Quaraí, 15% em Rio Pardo, 16% em Caçapava do Sul, 17% em Teutônia e 18% em Livramento e Santiago.

Como o tempo vai seguir seco, o calor vai aumentar muito mais e a estiagem persiste, novas ocorrências de dust devil ou redemoinho devem ser esperadas no interior do Rio Grande do Sul em diferentes municípios nesta segunda metade da semana.

O QUE É UM “DUST DEVIL”

Este tipo de fenômeno ocorre com muita frequência aqui no Sul do Brasil durante o verão em dias de tempo muito seco e quente, especialmente quando há estiagem. Já no Brasil Central é mais comum durante os meses secos do inverno e do começo da primavera.

É muitas vezes confundido com tornado, mas não tem nada de tornádico. Os tornados se dão com nuvem de tempestade ao passo que os dust devils ocorrem com tempo seco e a presença de sol, com ou sem nuvens acompanhando.

Apesar de não ser um tornado e na maioria das vezes não causar quaisquer transtornos, os redemoinhos se mais intensos podem até lesionar pessoas e causar estragos. Os mais fortes e maiores podem ter ventos próximos ou acima de 100 km/h. Por isso, há casos documentados aqui no Rio Grande do Sul e outros estados brasileiros até destelhamentos por este tipo de fenômeno.

Grandes redemoinhos são capazes de levantar pessoas do chão com risco de vida. Na China, por exemplo, em 2019, um destes redemoinhos causou uma tragédia. O dust devil passou por uma atração turística lotada e causou a morte de duas crianças com outras 20 pessoas feridas. Um recente evento na Bolívia durante jogo de futebol foi notícia mundial.

Assista

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.