Com ajuda de enfermeira, imigrante haitiana dá à luz em ambulância do Samu em Marau

Uma das primeiras crianças nascidas em Marau, no Norte do Rio Grande do Sul, em 2022 chegou ao mundo em uma situação diferente: a imigrante haitiana Yrouancise Raymond contou com a ajuda da enfermeira Vanessa Vieira para dar à luz em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da cidade, na madrugada desta quinta-feira (13), as informações são do Portal G1.

Como não fala português, Yrouancise precisou da colaboração de seu marido e pai da criança para solicitar ajuda do serviço médico. Morador de um loteamento próximo ao Hospital Cristo Redentor, o casal precisou de auxílio quando percebeu que a bolsa da grávida havia rompido durante a madrugada – o marido foi a pé ao hospital e pediu por ajuda profissional.

Foi quando a técnica de enfermagem Vanessa Vieira e o condutor socorrista Ademir da Silveira foram, de ambulância, até a residência do casal. O que chamou a atenção da enfermeira foi a calma da mãe.

“Nenhum atendimento é igual ao outro, e eu nunca tinha feito um parto assim, então sempre dá algum nervosismo. Mas a mãe e o pai estavam calmíssimos, principalmente ela. Como ela não fala português, nos comunicamos por olhares e gestos”, conta Vanessa.

O parto durou poucos minutos. Vanessa diz que ajudou Yrouancise a entrar na ambulância, deu instruções básicas para a grávida e, ao desviar o olhar para conversar com o condutor socorrista, o bebê nasceu.

“Não precisei fazer muita coisa. E o bebê já nasceu chorando, o que nos dá ainda mais tranquilidade”, conta Vanessa.

O Hospital Cristo Redentor de Marau informa que o bebê nasceu saudável e está estável. A mãe também recebeu atendimento da equipe de maternidade do hospital na quinta-feira.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.