Lucro do FGTS já tem data para ser pago em 2022

O lucro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para 2022 já tem data para ser liberado aos trabalhadores. Vale lembrar que este ano R$ 8,12 bilhões foram distribuídos a milhares de trabalhadores que possuem saldo nas contas ativas (emprego atual) e contas inativas (empregos anteriores) do Fundo de Garantia.

Para garantir o saque do Lucro do FGTS em 2022 a única exigência é que os trabalhadores tenham saldo nas contas até o dia 31 de dezembro de 2021.

Assim, após o dia 1º de janeiro de 2022 os trabalhadores podem sacar o saldo sem perder direito ao lucro, tendo em vista que o valor pago é referente a correção dos valores do ano anterior.

Quando o lucro do FGTS será pago em 2022

O lucro do FGTS será pago aos trabalhadores em 2022 no mês de agosto, até o dia 31 do respectivo mês. A confirmação ocorre através de entendimento da lei que regulamenta a disponibilização do lucro do FGTS, sendo ela a Lei 13.446/2017.

Confira o que diz o trecho da respectiva lei conforme inciso II do parágrafo 5º do Artigo 1º: “a distribuição será proporcional ao saldo de cada conta vinculada em 31 de dezembro do exercício-base e deverá ocorrer até 31 de agosto do ano seguinte ao exercício de apuração do resultado”.

Assim, como expresso na respectiva lei, o lucro do FGTS será disponibilizado aos trabalhadores no mês de agosto para todos os trabalhadores que tiverem saldo nas contas vinculadas ao FGTS no dia 31 de dezembro.

Quanto vou receber?

Não há uma previsão de qual será o valor ao qual os trabalhadores poderão receber de lucro do FGTS, tendo em vista que a aplicação da correção do fundo nem ao menos chegou a acontecer.

No entanto, conforme expresso na lei, todos os trabalhadores do país que tiverem saldo na conta do FGTS até dia 31 de dezembro de 2021 vão ter acesso ao lucro no mês de agosto.

Assim, os trabalhadores só saberão quanto vão receber de lucro do FGTS no mês de agosto, quando o Conselho Curador do FGTS (CCFGTS) definir as alíquotas de repasse sobre o lucro obtido.

Possibilidades de saque do FGTS

Muitos trabalhadores possuem dúvidas sobre como realizar o saque do FGTS, tendo em vista que mesmo sendo direito dos trabalhadores, o Fundo de Garantia possui regras específicas que permitem o saque dos valores.

Dentre as situações mais comuns temos o motivo do trabalhador ser demitido sem justa causa, onde é possível realizar o saque do Fundo de Garantia para ajudar o trabalhador em um momento de instabilidade financeira.

Os trabalhadores que desejam conhecer todos os motivos que permitem o saque do FGTS podem clicar aqui e conhecer. Vale lembrar que são 18 os motivos que podem liberar o saque do Fundo de Garantia.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.