XVII Seminário Científico do Projeto Veranópolis Estudos em Envelhecimento, Longevidade e Qualidade de Vida ocorreu nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, dia 26 de novembro, aconteceu o XVII Seminário Científico do Projeto Veranópolis Estudos em Envelhecimento, Longevidade e Qualidade de Vida, no auditório do Instituto Moriguchi.

Na abertura do evento o Prefeito Waldemar De Carli destacou a importância de todo o trabalho de pesquisa desenvolvido em Veranópolis, desde 1994, que faz o município ser reconhecido como a Terra da Longevidade. E o Dr. Emílio Moriguchi destacou alguns pontos importantes de todo o trabalho já realizado com os veranenses nesses 27 anos de projeto e pesquisas realizadas.

O Seminário abordou os seguintes assuntos:

▪️ Os idosos ficaram mais frágeis no pós-pandemia. Como tratar? foi o assunto conduzido pelo geriatra João Senger.
▪️ O que aconteceu com a cognição dos idosos nesta pandemia? pela geriatra Berenice Werle.
▪️ Aspectos emocionais pós-pandemia, pela psicanalista Waleska F. Fochesatto.
▪️ A importância de uma abordagem multidisciplinar nas doenças neurológicas: um modelo da Doença de Parlinson, pelo neurologista Carlos Rieder.
▪️ O que aprendemos com a Covid-19 em Pediatria, com o pediatra João Carlos B. Santana.
Hesitação em vacinas, com o Microbiologista Cícero Armindo Gomes.
▪️ Portadores de Streptococcus pneumoniac entre idosos e crianças: avaliação do efeito da vacina conjugada 10-valente – Resultados da tese de douturado, com a biomédica Mariana Preussier.
▪️ Colonização por Streptococcus pneumoniac: manifestações respiratórias em coorte de crianças vacinadas com seguimento de um ano – Resultados da dissertação de mestrado, com a enfermeira Jaqueline Verardo Benedetti.
▪️ Lições da pandemia da Covid-19, como retomarmos? com o geriatra Emílio Moriguchi.

Uma manhã de muita troca de conhecimento na área da saúde realizada no município de Veranópolis, foi o resultado do XVII Seminário Científico do Projeto Veranópolis Estudos em Envelhecimento, Longevidade e Qualidade de Vida.

O Evento foi organizado pelo Instituto Moriguchi e contou com apoio da Prefeitura de Veranópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

📸Fotos: Leticia Fracasso

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.