Tacchini define regras para liberação da presença de doulas nos partos


Desde o início da pandemia de Coronavírus, o Hospital Tacchini passou a restringir a presença de profissionais em seu Centro Obstétrico. A partir do gradativo aumento do número de vacinados e a consequente diminuição do número de casos graves na região, a instituição normatizou nesta semana a atuação das doulas autônomas, desenvolvendo o fluxograma de acesso e presença dessas profissionais em ambiente hospitalar. 

A medida, que vai ao encontro da Lei Municipal nº 6.741 de 14 de Setembro de 2021, teve suas regras definidas durante uma reunião com um grupo de doulas do município. A liberação terá como exigência prévia a realização de um cadastro da profissional junto à coordenação da área materno infantil do hospital. A inscrição deve ser feita a partir do e-mail [email protected] e prevê a apresentação das seguintes documentações: 

  • Cópia do CPF e RG;
  • Cópia do certificado do curso de doula; 
  • Preenchimento e assinatura do Termo de Consentimento Informado para atuação como doula no Centro Obstétrico do Hospital Tacchini;
  • Cópia da carteira de vacinação com comprovação do esquema completo para Covid-19. 

Após análise e confirmação do cadastro, será enviado um e-mail com a formalização da liberação da profissional. As medidas visam a manutenção da segurança do ambiente dentro do Centro Obstétrico, diminuindo os riscos de contaminação de mães, bebês, acompanhantes e profissionais da saúde. 

Papel da Doula

Conforme preconizado pela Organização Mundial da Saúde, a doula é uma prestadora de serviços que recebeu treinamento básico sobre parto, fornece apoio emocional, consistindo em elogios, reafirmação, medidas para aumentar o conforto materno, contato físico, explicações sobre o que está acontecendo no trabalho de parto, sendo uma presença amiga constante.

Conforme protocolo descrito pelo hospital, a presença da doula durante o trabalho de parto será exclusivamente como aporte emocional. A responsabilidade pelo atendimento e pela assistência ao parto é dos profissionais médicos e enfermeiros atuantes no Centro Obstétrico.

Acompanhante garantido

Cabe ainda ressaltar que a presença da doula não restringe o direito da mulher prestes a dar a luz de ter um acompanhante durante todo o trabalho de parto, conforme Lei Federal nº 11.108 de 07 de abril de 2005.
FOTO: Alexandre Brusa

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.