Pré-Conferências de Saúde na Terra da Longevidade

A Prefeitura de Veranópolis, por meio da Secretaria da Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, convidam os usuários, prestadores de serviços e profissionais da saúde para participarem das Pré-Conferências de saúde, que antecedem a 9ª Conferência Municipal de Saúde.

Neste ano, a Conferência municipal terá como tema mediador “Saúde em tempos de pandemia”, enfocando quatro eixos para discussão coletiva: a atuação das Estratégias de Saúde da Família; Os impactos da pandemia em Saúde Mental; Planejamento familiar e Atenção em saúde às populações vulneráveis e garantia de direitos.

Estão programadas as Pré-Conferências regionais, facilitando a participação popular, objetivando que as temáticas sejam debatidas em esferas territoriais, elucidando as realidades locais e oportunizando este espaço de voz e deliberação em saúde em todas os níveis do sistema de saúde local.
Confira o cronograma com as datas e locais da pré-conferência:08/11, das 18h às 19h – no Salão Com. N. Srª Medianeira, para o bairro Medianeira

09/11, das 19h30min às 20h30min, no Salão Comunitário Menino Jesus de Praga, para o bairro Renovação.

10/11, das 14h às 15h – Ginásio de esportes Sto Antônio, para o bairro Santo Antônio

10/11, das 15h às 16h – no Salão da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, para a população do centro e comunidades do interior

11/11, das 17h às 18h – na Sala de atividades da ESF São Francisco, para o bairro São Francisco

11/11, das 18h15min às 19h15min, no Salão Comunitário Santa Clara para o bairro Valverde

12/11, das 19h às 20h, no Salão Comunitário São Peregrino, para a comunidade do bairro Universal.

E a grande Conferência Municipal de Veranópolis será no dia 24/11, na Casa da Cultura, onde toda a comunidade está convidada a participar.

O que são conferências de saúde?

As Conferências de Saúde são, junto aos Conselhos de Saúde pelo Brasil, os principais espaços democráticos de construção de políticas de saúde no país, compondo o controle social para a deliberação e fiscalização das políticas públicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Elas podem ser definidas por um amplo fórum de debates que conta com a participação de diferentes representantes da sociedade civil e do governo, sempre com a finalidade de avaliar, planejar e definir ações e diretrizes que melhorem os serviços de saúde pública. A partir desses eventos, é possível proporcionar mais qualidade de vida para toda a população e mais condições para o desenvolvimento social. Ou seja, as Conferências de Saúde são espaços de diagnóstico e debate que objetivam orientar o início do planejamento plurianual da gestão, em todas as esferas de governo.

Nos municípios, as conferências são momentos decisivos para o exercício da democracia participativa e da elaboração compartilhada das políticas de saúde locais, que incidem diretamente na vida das comunidades e grupos sociais presentes no território. Em seguida, as etapas estaduais, distrital e nacional são fundamentais.

É nas Conferências de Saúde que a população pode expressar suas demandas e pleitear ações e serviços de saúde que atendam às suas necessidades, com o desenvolvimento de políticas mais eficazes. Essas necessidades são expressas em objetivos de médio e longo prazos para o desenvolvimento da saúde pública municipal, estadual, distrital e nacional. Após a realização das conferências, as propostas, debatidas e sistematizadas, devem ser incorporadas no Plano de Saúde municipal, estadual, do Distrito Federal e do Ministério da Saúde.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.