Polícia conclui que preso armou falso plano de fuga para prejudicar rivais em presídio de Charqueadas

A Polícia Civil concluiu que é falso o plano de fuga de dois detentos da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc), encontrado no final de outubro dentro de um carro abandonado às margens da ERS-401, nos arredores da casa prisional.

O material passou por análise no Instituto-Geral de Perícias (IGP). A Brigada Militar e a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) colaboraram nas investigações. Um mapa descrevia o uso de explosivos, fuzis, metralhadoras e um helicóptero na ação. Dentro do automóvel, havia também munição e coletes à prova de balas. A apreensão ocorreu quando agentes da Susepe faziam a escolta de risco de um apenado da Pasc para o fórum de Porto Alegre no início da manhã do dia 28 de outubro.

Conforme a polícia, o plano foi arquitetado dentro da Pasc por um detento rival dos dois presos que supostamente seriam resgatados. Ainda de acordo com as autoridades de segurança, o intuto do apenado era incriminar os desafetos e dominar o tráfico de drogas no Sul do RS. A ideia era que a dupla fosse removida para um presídio federal. O autor do plano contratou duas pessoas para executar a ação.

A Polícia Civil afirma que vai indiciar os três responsáveis por associação criminosa, receptação de veículo, adulteração da identificação do veículo e porte de munição de uso restrito. Os dois contratados ainda não foram presos. Segundo a polícia, o Kia Cerato utilizado na ação foi furtado e o condutor confessou o furto. Ele está preso temporariamente e não teria conhecimento do falso plano de fuga, mas as autoridades não descartam que o suspeito seja indiciado por associação criminosa.

Para a investigação, ficou claro que os apenados mencionados no resgate não tinham conhecimento do falso plano. A polícia chegou a cumprir mandados de busca e apreensão em residências de pessoas ligadas a dupla, mas concluiu que ambos não teriam benefício com uma eventual fuga já que está perto da data para solicitação da progressão de pena.

Com informações do Portal Blog do Juares.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.