Polícia Civil deflagra Operação São Vicente com objetivo de combater “golpe da arara”

Nesta quarta-feira (24), a Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Repressão ao Roubo e Furto de Cargas (DRFC), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), deflagrou a Operação São Vicente, com objetivo de combater crimes de estelionato e associação criminosa.

Foram cumpridos 2 mandados de prisão temporária e 12 mandados de busca e apreensão. Um dos investigados foi preso na cidade de Cachoeirinha, enquanto o outro foi localizado e preso em Cidreira/RS. Restaram apreendidos uma arma de fogo em situação irregular, aparelhos celulares, R$ 4.700,00 e documentos relevantes às investigações.

WhatsApp Image 2021 11 24 at 11 32 02

As investigações se iniciaram no ano de 2020, diante de denúncia de que algumas pessoas estariam atuando na receptação de cargas roubadas. No decorrer da investigação, verificou-se que a atuação dos investigados se dava de maneira mais contumaz nos crimes de estelionato, conhecido como “golpe da arara”.

Os suspeitos constituíam empresas, ganhavam credibilidade no mercado, realizavam compras com fornecedores e, posteriormente, deixavam de efetuar o pagamento. Posteriormente, repassavam tais empresas a “laranjas”, pessoas sem nenhuma condição financeira de honrar os pagamentos, de maneira a lesar os credores e, então, revender as mercadorias em estabelecimentos comerciais de sua propriedade fática, mas, também, em nome de terceiros.

De acordo com as investigações, o esquema existe há alguns anos e é promovido por um mesmo núcleo familiar, gerando centenas de títulos protestados e prejuízos ainda não completamente totalizados, mas que podem chegar a mais de meio milhão de reais.

O líder do esquema criminoso, embora ostente vida luxuosa e diversos bens, por estarem todos em nome de terceiros, fez uso do auxílio emergencial do Governo Federal em razão da pandemia de COVID-19.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.