Inauguração do Instituto Moriguchi em Veranópolis

Na sexta-feira, dia 26 de novembro, aconteceu a inauguração da sede administrativa, de pesquisas e de atendimento à população do Instituto Moriguchi – Centro de Estudos do Envelhecimento.

O Instituto Moriguchi é um centro de estudos e aplicações práticas voltados ao processo de envelhecimento, buscando compreender e promover a qualidade de vida e plenitude ao longo de todos os estágios de desenvolvimento do ser humano. É uma entidade sem fins lucrativos, que foi fundada no dia 26 de novembro de 2016, mas desenvolve pesquisas junto a comunidade veranense desde 1994. Onde iniciou com os pesquisadores e geriatristas Dr. Emilio Hideyuki Moriguchi e a Dra. Elizabete Michelon, e sempre contou apoio da Prefeitura Municipal de Veranópolis.

Desde então um amplo projeto que já atingiu milhares de pessoas, com dezenas de estudos científicos conduzidos, centenas de pessoas acompanhadas em milhares de atendimentos e conclusões que permitem melhor conduzir situações corriqueiras ou atípicas atreladas ao cotidiano e ao processo de envelhecimento. Estudos que fizeram Veranópolis ser reconhecida como a Terra da Longevidade.

Sua sede está localizada na Rua Rui Barbosa, nº 37, junto ao complexo do Hospital São Peregrino Lazziozi, em Veranópolis.

O Prefeito, Waldemar De Carli, destacou em seu discurso no dia da inauguração, que é uma honra para ele acompanhar e contribuir para a realização de mais esse importante marco para os estudos da longevidade no município de Veranópolis. “Nosso município é cada vez mais referência nacional em estudos e pesquisas sobre longevidade, do envelhecimento ativo e com qualidade de vida” afirmou De Carli. E referenciou o pai do Dr. Emilio Moriguchi, o Professor Yukio Moriguchi, pelo grande trabalho realizado na gerontologia.

Já o Dr. Emílio Moriguchi, médico e pesquisador que acompanha todo o trabalho desenvolvido em Veranópolis desde 1994, destacou que é preciso envelhecer bem, com qualidade de vida, mas principalmente, com felicidade.
A médica geriatra Berenice Werle aproveitou em seu pronunciamento para agradecer ao Professor Moriguchi pelos anos de convivência e aprendizado e também fez uma agradecimento a comunidade de Veranópolis por contribuir e participar dos estudos sobre longevidade.

A representante da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, Gisleine Lima da Silva, afirmou: “é uma honra estar participando do evento, onde Veranópolis serve de exemplo para todos. Principalmente pela questão do estado ser o que mais tem proporção de idosos no país, e o desafio na construção de políticas públicas para o envelhecimento com saúde”.

O Deputado Federal, Osmar Terra, esteve presente no evento e parabenizou a todos os envolvidos com a construção e desenvolvimento do Instituto Moriguchi.

João Senger, membro do Instituto fez um resgate com fotos sobre a construção dessa nova sede, agradeceu a todos os envolvidos e destacou que essa obra foi realizada toda com recursos públicos, que foram muito bem utilizados e que irão gerar ótimos frutos em pesquisas e desenvolvimento da saúde para Veranópolis e todo o país, e afirmou “hoje é a realização de um sonho a criação desse instituto iniciado em 2016”.

Ao final do evento o Ex-Deputado Euder Ribeiro, que veio de Manaus especificamente para participar desse evento, entregou uma homenagem ao Professor Yukio Moriguchi, e agradeceu por toda a contribuição que o mesmo teve em sua vida.

Neste dia também aconteceu o lançamento do livro: “Yukio Moriguchi – Segredos de longevidade e fé do pai da Geriatria na América Latina”, o homenageado do dia, onde o Instituto Moriguchi recebeu esse nome em reconhecimento a esse grande mestre da geriatria.

Fotos: Leticia Fracasso

Reportagem da Studio TV

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.