Formação de ciclone muda o tempo hoje com chuva e temporais

Uma área de baixa pressão avança nesta quinta-feira do Centro da Argentina para o Uruguai e o Extremo Sul gaúcho, trazendo chuva localmente forte e tempestade fortes a severas isoladas em províncias do Centro argentino e em diversos departamentos uruguaios. A baixa pressão se aprofunda com valores abaixo de 1000 hPa ainda hoje no território uruguaio.

O centro de baixa pressão, então, se deslocará para Leste e amanhã vai estar sobre o Oceano Atlântico a Sudeste do Chuí, onde deve se intensificar com pressão atmosférica mínima central ao redor de 996 hPa ou 997 hPa como um ciclone extratropical.

No sábado, o sistema enfraquece à medida que se desloca para Leste e Nordeste e a sua pressão central aumenta para valores acima de 1000 hPa, sinalizando perda de intensidade e que vai gerar desorganização de sua estrutura típica de uma espiral de nuvens, não oferecendo qualquer risco para a área continental.

Há risco de temporal em todas as regiões gaúchas e na maioria das áreas de Santa Catarina e do Paraná, além do Sul do Mato Grosso do Sul, com o deslocamento da linha de instabilidade.

Isso, contudo, não significa que vai ocorrer temporais em todos os lugares. São menos comuns as situações de tempo severo mais generalizado e a regra é que as tempestades sejam isoladas na atuação dos sistemas meteorológicos.

Assim, é possível que um temporal de vento atinja uma cidade e o município vizinho nada registre de severo. Como são ocorrências localizadas, que se diz de microescala, não é possível prever exatamente onde exatamente ocorrerá um temporal mais forte.

O risco, entretanto, deve ser maior em locais em que a temperatura estiver mais alta como as Metades Oeste e Norte do Rio Grande do Sul, além do Oeste de Santa Catarina e o Paraná.

Com informações da Metsul.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.