Veranópolis tem notificação de casos de doença diarreica aguda e do vírus mão-pé-boca

O feriado da última terça-feira (12) trouxe à tona casos de doença diarreica aguda (DDA) notificados em Veranópolis pelo Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi, segundo dados da vigilância epidemiológica do município. Porém, ainda não há confirmação de quantitativos exatos e de que os casos tenham sido provocados pelo norovírus —  vírus com alta capacidade infecciosa e de resistência que provoca sintomas como diarreia, vômitos e febre alta.

Segundo a coordenadora da vigilância epidemiológica de Veranópolis, Andiara Luvison, o setor já realizou uma ação de orientação de cuidados nas escolas do município.

Além da doença diarreica aguda, Veranópolis também registra casos do vírus mão-pé-boca em três educandários, sendo cerca de 15 casos ao total. A síndrome, mão-pé-boca é uma doença altamente contagiosa que ocorre mais frequentemente em crianças com menos de 5 anos. Os sintomas incluem febre superior a 38ºC, dor de garganta e falta de apetite, além de aftas dolorosas na boca e bolhas dolorosas nas mãos, pés e, por vezes, na região íntima, que podem coçar.

A expectativa do setor epidemiológico é que, por conta do feriadão, os casos sejam estabilizados, uma vez que ambas as doenças são virais.

Sair da versão mobile