Família de Cotiporã realiza controle massal da mosca-das-frutas com auxílio da Emater/RS-Ascar

A propriedade da família de Ivanir e Dulcimar Pierozan, em Cotiporã, adotou neste ano a técnica massal de controle da mosca-das-frutas. No pomar de 5,5 ha de citros, na localidade de Nossa Senhora da Pompeia, foram distribuídas 63 armadilhas nas bordas do pomar, e a Emater/RS-Ascar acompanha semanalmente as leituras das moscas capturadas no período de março a outubro deste ano.

“É a primeira vez na fruticultura da Serra Gaúcha que essa técnica é usada de forma assistida”, explica o extensionista da Emater/RS-Ascar, Enio Ângelo Todeschini. Segundo ele, essa técnica, usada há tempos na Europa, tem os mesmos princípios do monitoramento da praga, só que no caso do controle massal usa-se um grande número de armadilhas para a captura e, consequentemente, reduz o ataque.

As armadilhas contêm proteína hidrolisada específica para atração das fêmeas. No período, foram capturadas 3.264 moscas, sendo 818 machos e 2.446 fêmeas. Para Jéssica Zalamena, extensionista da Emater/RS-Ascar, é importante que os produtores compreendam a importância de reduzir a população de moscas infestantes nos pomares.

Os irmãos Pierozan acharam a técnica muito interessante, além de ser uma alternativa de controle sem a utilização de agrotóxicos e, em razão dos resultados obtidos, já planejam repetir o controle massal nas próximas safras de citros. Embora seja trabalhosa, a técnica garante uma produção mais segura, mais limpa, e, pela redução da população da praga, evita perdas na produtividade.       

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.