Emater/RS-Ascar alerta sobre manejo da cigarrinha-do-milho em Cotiporã

A Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), realizou uma Tarde de Campo nesta quinta-feira (07/10), a fim de orientar agricultores do município para os manejos da cigarrinha-do-milho e da fertilidade do solo, com o apoio da Secretaria da Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio de Cotiporã. A atividade, que faz parte das ações do Pró-Milho/RS, aconteceu na propriedade das famílias das agricultoras Solange Marcon e Cinara Marcon Marcolin, na comunidade de Santa Cruz, e contou com a presença do prefeito Ivelton Mateus Zardo.

O extensionista da Emater/RS-Ascar, João Villa, falou sobre a identificação do inseto, monitoramento e a adoção de práticas para redução da população da praga e diminuição dos prejuízos. Na última safra, a cigarrinha provocou danos econômicos na cultura do milho no RS, tendo atingido inclusive lavouras do município. Villa explicou que não há uma única prática eficiente de controle, mas que a minimização de prejuízos se dará com a adoção de um conjunto de práticas recomendadas que inclui eliminação de plantas voluntárias (guaxa), escolha de híbridos mais tolerantes aos enfezamentos, antecipação da semeadura, tratamento de sementes, monitoramento do inseto para tomada de decisão quanto à aplicação de inseticidas químicos e/ou biológicos, não fazer o escalonamento da semeadura ou semeaduras próximas a lavouras com sintomas de enfezamento e, em caso de semeaduras tardias para silagem de planta inteira, substituir o milho pelo sorgo.

Já o extensionista da Emater/RS-Ascar, João Carlos Reginato, tratou da importância de realizar análise de solo periodicamente e efetuar a correção e adubação do solo de acordo com a recomendação feita a partir dos dados do laudo, para se ter equilíbrio na fertilidade química do solo, melhorando a produtividade das culturas. Os mais de 40 participantes também visitaram o espaço onde ocorre o confinamento do gado leiteiro pois esta é a primeira propriedade do município que conta com ordenha robotizada e confinamento totalmente climatizado.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.