Consumo de ovo deverá ser recorde em 2021 no Brasil

A Associação Brasileira de Proteína Animal, entidade que representa a avicultura e suinocultura no país, prevê consumo recorde de ovos em 2021. A proteína mais barata e substituta para as carnes está em forte ascensão há pelo menos uma década. Saiu de 148 unidades per capita anual para 251 unidades em 2020, patamar mais alto da história até o momento.

O Brasil superou a marca global de consumo de ovos que é de 230 unidades por ano e deve renovar o recorde na atual temporada com 255 unidades. Atualmente, o país produz 1.728 ovos por segundo. Em 2022 a expectativa é que uma nova marca histórica será alcançada.

O aumento do consumo é resultado de mudanças nas dietas e no cenário econômico que levou famílias a buscarem alternativas para as carnes, que registram alta ao redor do mundo. A pandemia, a ruptura na cadeia produtiva e problemas climáticos impactaram a formação de preços dos alimentos em diferentes países, e no Brasil não foi diferente.

Interessante observar que, ao mesmo tempo que o tradicional ovo ganha espaço na mesa, outras alternativas à base de plantas, para imitar a proteína, são anunciadas por empresas. Na última semana a Nestlé, maior companhia de alimentos do mundo, lançou a versão vegana para ovos que será introduzida em um pequeno número de lojas no mercado europeu. O substituto do ovo contém proteína de soja e ômega 3 e estará na forma líquida. No Brasil, a N.ovo, foodtech do grupo Mantiqueira, lançou há mais tempo a versão vegana do ovo à base de ervilha, soja e cúrcuma, vendido em pó. O ovo tradicional ganhará espaço e o ovo vegano também tende a crescer. Prova de que ambos os segmentos vão coexistir, cada um com seu público-alvo e com espaço para inovação e avanços na cadeia produtiva agro.

Com informações da Jovem Pan.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.