Vice-prefeita de Nova Prata é homenageada com Troféu Cabo Toco

Em evento realizado na Cabanha Coroados, no último sábado, 11, a vice-prefeita Sandra Helena Guglielmin Zottis foi agraciada com o troféu Cabo Toco.

O troféu Cabo Toco, segundo seus idealizadores, visa homenagear mulheres que se destacam junto à comunidade e faz alusão à Olmira Leal de Oliveira (1902 – 1989), a Cabo Toco, primeira mulher gaúcha a ostentar uma farda da Brigada Militar. Natural de Caçapava do Sul, Cabo Toco ingressou, com 21 anos, nas fileiras da Brigada como enfermeira e combatente no primeiro Regimento de Cavalaria, hoje, primeiro regimento da polícia montada, com sede em Santa Maria. Participou dos movimentos revolucionários de 1923, 1924 e 1926.

Mesmo reconhecida como heroína, ficou no anonimato, Cabo Toco só ficou conhecida em 1987, quando Nilo de Bairros Brun e Heleno Gimenez venceram a 5ª Vigília do Canto Gaúcho de Cachoeira do Sul, com uma música contando sua história na voz de Fátima Gimenez.

Participou da entrega do troféu aos vencedores, chegou a pensar que o troféu fosse para ela, mas a ela a vida não reservava troféus.

Ainda de acordo com os idealizadores, algumas mulheres têm atividades e virtudes que nos remetem automaticamente ao resgate de memórias de heroínas como Anita Garibaldi e Cabo Toco. Se a Cabo Toco foi a primeira mulher gaúcha a ostentar uma farda da Brigada Militar, Sandra é a primeira mulher eleita a um cargo majoritário nos 97 anos de história do município de Nova Prata.

Sandra tem atividades ligadas ao tradicionalismo gaúcho há mais de 25 anos, além de sempre envolver-se com atividades que visam o bem estar do próximo.

Em seu pronunciamento a vice-prefeita referiu que está vivendo uma nova e agradável experiência, sugeriu que mais mulheres se engajem na linha de frente para buscar novas conquistas para o município e para a sociedade.
Já o prefeito Alcione Grazziotin falou da importância do resgate de memórias de pessoas que carregam uma história que o povo ainda desconhece.

Participaram do evento o Chefe do Executivo, entidades tradicionalistas e convidados.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.