Região Uva e Vinho e SETUR RS realizam live sobre plano de trabalhos dos COMTURs

Na quarta-feira, dia 15 de setembro de 2021, a Secretaria de Turismo do Estado, em parceria com a Atuaserra, Instância de Governança Regional Uva e Vinho, realizou uma live para qualificação e instrução sobre a criação dos planos de trabalho dos Conselhos Municipais de Turismo.

O Secretário Estadual de Turismo, Ronaldo Santini, iniciou sua fala recepcionando os mais de 200 participantes, oriundos de diversos municípios do Rio Grande do Sul, inclusive das demais 27 regiões turísticas que compõem a regionalização do Estado.

A interlocutora do programa de regionalização, Débora Toff Snell, apresentou os 8 eixos de atuação que devem constar nos planos de trabalhos: gestão descentralizada do turismo, planejamento e posicionamento de mercado, qualificação profissional dos serviços e da produção associada, empreendedorismo, captação e promoção de investimentos, infraestrutura turística, informação ao turista, promoção e apoio à comercialização e o monitoramento.

Na sequência, apresentou o modelo de plano de trabalho, disponibilizado pelo Ministério do Turismo, bem como os itens que devem compor todo projeto: introdução, justificativa, objetivos, metas específicas e monitoramento do plano de trabalho.

Na sequência, Beatriz Paulus, diretora executiva da Atuaserra, apresentou, de forma didática, como estão sendo criados os planos na Região Uva e Vinho. Gisele Martins, turismóloga de Veranópolis, também compartilhou a fala com Beatriz.

O prefeito de Nova Pádua, Danrlei Pilatti, e a secretária de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Josenice Panizzon Bernardi, compartilharam a construção do plano de trabalho e alguns avanços do município desde o início do ano, tudo feito de forma coletiva com a participação da comunidade através do Conselho Municipal de Turismo.

A Secretária Municipal da Fazenda e Planejamento de Fagundes Varela, Tatiane Pelegrini, apresentou como o plano de trabalho foi construído, a muitas mãos, pelos conselheiros municipais de turismo. Destacou o trabalho em conjunto do Governo Federal, através do Ministério do Turismo, das esferas estaduais e municipais, em fomentar as políticas públicas que promovam o desenvolvimento do turismo.

A live está disponível no canal do Youtube do Turismo RS. Já o manual e modelos de planos de trabalhos estão disponíveis no site atuaserra.com. A Região Uva e Vinho é composta por 31 municípios associados à Atuaserra, que é a Instância de Governança Regional e que tem como missão promover o desenvolvimento do turismo sustentável na Região.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.