Domingo terá chuva e risco de granizo isolado no Rio Grande do Sul

Sol até aparece com nuvens em parte do Rio Grande do Sul neste domingo, mas algumas regiões como o Sul e o Leste gaúcho terão muitas nuvens e chance de garoa e chuva fraca na primeira metade do dia. No decorrer deste domingo, com o ingresso de ar quente, uma frente quente começa a se formar e áreas de instabilidade começam a avançar de Oeste.

Da tarde pra noite, a chuva atinge diversas regiões com raios e risco de granizo isolado, especialmente no Sul gaúcho. No Noroeste, um dia quente e abafado. Em Porto Alegre, a temperatura vai variar entre 17ºC e 27ºC. 

Dois eventos de muita chuva seguidos

Os acumulados de chuva na soma de ontem até a próxima segunda-feira serão altos em parte do Sul do Brasil em consequência de dois episódios de chuva volumosa. Primeiro se deu ontem entre a Metade Norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Segundo vai ocorrer na segunda-feira com os maiores volumes de chuva concentrados na Metade Sul gaúcha.

Os volumes de chuva só de ontem até o final da tarde no Rio Grande do Sul chegavam a 119 mm em Ijuí, 72 mm em Pinhal da Serra, 70 mm em Passo Fundo, 68 mm em Entre-Ijuís, 66 mm em Cruz Alta, 52 mm em Erechim, 49 mm em Vacaria, 48 mm em Lagoa Vermelha e 45 mm em Iraí.

Em Santa Catarina, os acumulados até o fim da tarde atingiam 100 mm em Mirim Doce, 98 mm em Balneário Piçarras, 85 mm em Curitibanos e Campo Belo do Sul, 82 mm em Rio do Oeste, 77 mm em Otacílio Costa, 70 mm em Taió, 65 mm em Lages e Rio do Sul, 60 mm em Pomerode e Indaial, e 50 mm em Blumenau.

A chuva trouxe alagamentos em algumas cidades de Santa Catarina, como Lages, e alguns municípios ainda registraram temporais de granizo durante o dia de ontem. A instabilidade no Sul do Brasil, entretanto, não para por ai. Vem mais chuva neste fim de semana e no começo da semana que vem.

Uma frente quente deve se formar entre o domingo e a segunda-feira. Vai provocar chuva em diversas cidades gaúchas da tarde para a noite do domingo, quando áreas de instabilidade isoladas podem gerar tempestades localizadas de granizo no Leste catarinense.

Na segunda, a frente quente atua sobre o Rio Grande do Sul com mais chuva, muitos raios e risco de granizo principalmente no Sul e no Leste gaúcho ao passo que no Noroeste do Estado o feriado vai ter sol e muito calor. Os volumes de chuva na segunda-feira em vários pontos do Sul do Estado podem ser muito altos, ficando entre 50 mm e 100 mm com marcas isoladamente superiores.

Informações Jornal Correio do Povo e Metsul Meteorologia.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.