Criminoso morre ao trocar tiros com a Brigada Militar após assalto à idosas em São Valentim do Sul
A noite da quarta-feira, dia 8 de setembro, foi um misto medo, revolta, tensão e, por fim, alívio para parte dos moradores do Distrito de Santa Bárbara, zona rural de São Valentim do Sul. O registro de uma ação delituosa, em um imóvel onde residem duas senhoras de 70 e 100 anos, terminou com perseguição, morte de um criminoso, prisão de outro e a recuperação dos objetos que haviam sido roubados. O sucesso das atividades só foi possível graças às informações repassadas pela comunidade para as forças da segurança pública e à rápida mobilização/reposta dos policiais da Brigada Militar (BM), as informações de Eduardo Cover Godinho da Rádio Aurora.
Os relatos são de que dois criminosos deslocaram-se da região de Soledade para “acertar as contas” com o integrante de uma associação criminosa. O alvo, um traficante de Bento Gonçalves, que estaria residindo em Santa Tereza. A tentativa de acerto não foi exitosa e, conforme informações, aconteceu um confronto. A dupla fugiu e, necessitando de um veículo, invadiu a residência das sulvalentinenses. Lá, com armas em punho, roubaram celulares e relógio das vítimas. Uma delas sofreu pequenas lesões.
Porém, foram surpreendidos pela rápida mobilização dos policiais militares – guarnições de Vespasiano Corrêa, São Valentim do Sul, Força Tática (Guaporé/Serafina Corrêa) e Rocam do 22º Batalhão de Polícia Militar (22º BPM). Um cerco foi montado. Durante o patrulhamento, guarnições avistaram os criminosos deitados em uma valeta na rodovia ERS-431. Os policiais tentaram render os criminosos que reagiram. Um deles sacou o revólver e disparou em direção aos policiais. Houve troca de tiros e um deles foi baleado no peito. Ferido, foi encaminhado ao Hospital de Caridade São Roque, de Dois Lajeados, mas não resistiu.
O criminoso foi identificado como Robson Ricardo Barbosa Avila, de 34 anos, natural de Santa Maria. Ele, foragido do sistema prisional gaúcho desde julho de 2021, possui passagens por tráfico de drogas, lesão corporal com disparo de arma de fogo, ameaças, roubos, e outras. O comparsa, de 22 anos, largou a arma e rendeu-se. Com a dupla, foram apreendidas: uma pistola calibre 32 com seis munições; um revólver 38 com quatro munições deflagradas; um revólver 38 com seis munições intactas; quatro celulares e um relógio.
O criminoso, preso pelos policiais, foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil (DP), de Guaporé, para o registro da ocorrência. Posteriormente foi encaminhado para a Penitenciária Estadual de Caxias do Sul (Presídio do Apanhador) onde ficará à disposição da Justiça. Um Inquérito Policial (IP) foi aberto para investigar a ação delituosa.