Conheça 7 revisões para aumentar a aposentadoria do INSS

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm possibilidades para aumentar o valor da aposentadoria. São ao menos sete maneiras que listamos aqui nesta reportagem. Geralmente, as revisões de aumento de aposentadoria são solicitadas devido a erros cometidos pelo INSS. E são possíveis de corrigir através de ação judicial. Mas antes de mover uma ação judicial, você precisará primeiro realizar o pedido ao INSS. O motivo para pedir a revisão é atualizar o valor do benefício por meio de novos cálculos.

Quem recebe um benefício do INSS há menos de dez anos tem direito a pedir uma revisão se houve algum erro que possa ser corrigido e, com isso, aumentar a renda mensal. É o caso, por exemplo, do segurado que ganhou um processo trabalhista reconhecendo vínculos e aumentando seu tempo de contribuição.

Para saber quem tem direito a aumentar a aposentadoria, alguns passos tem que ser seguidos. O aposentado vai precisar verificar se todos os vínculos e salários estão corretos, usando a carta de concessão do benefício como base e os cálculos realizados pelo INSS. Somado a isso é importante verificar a legislação devido às constantes mudanças que acontecem, como a Reforma da Previdência, que vai entrando em vigor de forma escalonada. Para isso, é recomendável ter a orientação de um advogado.

Deverão ser realizados cálculos, verificação de documentos e uma análise que pode aumentar ou reduzir o valor. O aposentado e pensionista pode pedir a sua revisão através da central de atendimento do INSS 135, pedindo o serviço de Revisão de Aposentadoria ou Benefício. Após o seu pedido, será informado em que data você levará os documentos na agência e efetivar o requerimento. Também pelo portal Meu INSS, pode ser feito o pedido.

FIQUE ATENTO I Caso seja identificado durante o processo que o segurado estava recebendo um valor além do que realmente lhe é devido, a Previdência Social vai poder ser restituída por esta diferença.

Como aumentar a aposentadoria do INSS: 7 maneiras

1 – Para incluir ação trabalhista

O que dá para incluir para aumentar a aposentadoria:

2 – Inclusão de tempo especial

Entenda

3 – Revisão para quem teve dois empregos na mesma época

Justiça garantiu e benefício sai no posto

4 – Revisão de erro de cálculo

Erros cometidos pelo INSS ou pelas empresas onde o aposentado trabalhou podem afetar o cálculo da aposentadoria. Entre os mais comuns estão:

5 – Revisão do teto

Há dois tipos:

1) Para benefícios concedidos entre 1991 e 2003

Confira a carta de concessão!
Se estiver escrito “limitado ao teto”, o segurado teve a limitação na época e tem direito à revisão

2) Para quem se aposentou de 5 de outubro de 1988 a 4 de abril de 1991

6 – Melhor benefício

7 – Revisão do artigo 29

Após ação

Quem tem direito

ENTENDA AS REGRAS

​DOCUMENTOS PARA PEDIR UMA REVISÃO
Para pedir uma revisão, é necessário apresentar documentos básicos, além dos específicos que provem o direito a uma renda maior:

Atenção!
O Cnis só relaciona os salários de contribuição a partir de janeiro de 1982. Os salários anteriores terão que ser comprovados por meio de carnês, carteira de trabalho, extrato analítico do FGTS ou microfichas de contribuições, solicitadas por meio de requerimento administrativo no INSS

CONFIRA O CÁLCULO DO INSS

1) Para saber se há algum tipo de erro no seu benefício, analise a sua carta de concessão e a memória de cálculo
Nesses documentos estarão todas as informações do que foi levado em consideração pelo INSS para te dar aquele benefício, incluindo os valores

2) O segundo modo é por meio do Processo Administrativo (PA)
É possível ter acesso ao PA pelo telefone 135 ou no Meu INSS

DICA!

Como pedir uma correção no INSS

  1. Acesse o meu.inss.gov.br
  2. Na barra de busca, digite a palavra “Revisão”
  3. Na página seguinte, clique na seta na frente da palavra “Revisão”
  4. Vá em “Atualizar dados”; se for preciso, atualize-os, caso contrário, clique em “Avançar”
  5. O serviço é “Revisão – atendimento a distância”; siga as instruções
  6. É possível anexar os documentos ao processo, enviando foto deles

Como pedir na Justiça

Fontes: INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário), Ingrácio Advocacia e advogados Hilário Bocchi Júnior e Rômulo Saraiva​

Tipos de revisões

Informações Agora no Vale.

Sair da versão mobile