Casa Saretta completa 36 anos no atual endereço

No dia 14 de setembro de 1985, a Casa Saretta de Veranópolis foi inaugurada em seu novo endereço, pelo prefeito Elias Ruas Amantino. Inicialmente localizava-se na principal Avenida de Veranópolis, Osvaldo Aranha, próximo ao Arco Sul (construídos apenas em 1958), servindo como residência da família. Abrigava também a coletoria federal e os correios e telégrafos da localidade. Hoje, dia 14 de setembro de 2021, ela completa 36 anos no novo local.

Patrimônio histórico, a Casa Saretta foi construída por Erasmo e Domênico Saretta, imigrantes italianos chegados ao Brasil em 1886. Entre os anos de 1906 e 1907, Domênico construiu uma nova casa de dois pavimentos, totalmente em madeira, em forma de chalé, com lambrequins e telhas de madeira conhecidas como “scandole”, típicas da arquitetura de imigração italiana e polonesa. Esta é a que está de portas abertas para visitação às margens da Rodovia BR 470. 

Mais tarde a coletoria e os correios foram transferidos para outro prédio. A casa pertenceu à família Saretta até 1980. Após o tombamento pelo IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, em 1983, a casa foi adquirida pela prefeitura de Veranópolis, que a transferiu do terreno original, quando passou a abrigar, entre outros, o Centro de Atenção ao Turista, a venda de produtos artesanais de produtores locais e regionais e a Secretaria de Turismo e Cultura.

As telhas de madeira originais haviam sido substituídas por telhas francesas; na década de 1980 foram colocadas novamente telhas de madeira do tipo “scandole”., mantendo uma característica da casa.

Informações Termas e Longevidade

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.