Superando o preconceito: primeira prefeita de Fagundes varela conta a sua história na política

Com uma extensa história na vida pública, Cláudia Moreschi Tomé, primeira prefeita de Fagundes Varela, quebrou barreiras relacionadas ao gênero, no município. Tendo como obstáculo um contexto conservador, ela colocou em pauta a importância da mulher na sociedade e na política. Chefe do Executivo Municipal entre os anos de 2017 e 2020, a política foi vice-prefeita nos mandatos de 2009 a 2012 e 2013 a 2016 e secretária de saúde entre os anos de 2000 e 2008.

Durante essa trajetória, percebeu, como prefeita, o impacto real da questão do gênero no seu exercício no poder. Apesar de nunca ter sido insultada ou menosprezada, percebia nos pequenos detalhes a predileção das pessoas em tratar com servidores homens assuntos mais burocráticos e técnicos, não a consultando, nesses casos. Fato, aponta, é decorrente da falta da confiança de alguns homens na postura e conhecimento das mulheres.

Apesar do ingresso na vida pública ter sido mais difícil para ela, não foi impossível. Com 20 anos na carreira política, ela construiu seu espaço. Hoje, atua em um empreendimento particular e afirma ser a vez de novas lideranças ocuparem o executivo fagundense. Para as mulheres, deixa como recado a importância de correr atrás de seus objetivos e investir nos seus sonhos, visto que a sociedade não irá entregar as oportunidades de forma fácil.

Sair da versão mobile