Segundo Metsul, sul do Brasil sairá do frio extremo para o calor

Segundo a Metsul Meteorologia, Porto Alegre deve completar dez dias seguidos sem que a temperatura tenha alcançado a marca de 20º, mas este cenário, entretanto, está prestes a mudar. Ar mais quente começará a ingressar no Rio Grande do Sul agora nesta segunda metade da semana a partir do Norte da Argentina e Paraguai, o que vai favorecer uma significativa elevação das temperaturas máximas que passarão de abaixo da média histórica desta época do ano para acima a muito acima. Veja nos mapas do modelo meteorológico canadense a diferença de anomalia de temperatura (desvio da média) entre 9h de anteontem e o que se prognostica para a tarde de sábado.

Passado o frio muito intenso a extremo do final de julho e do começo deste agosto, o Rio Grande do Sul pode ter máximas de até 30ºC ou mais em algumas cidades do interior nos próximos dias. A tendência é que as maiores marcas sejam registradas no Noroeste, no Oeste e na região dos vales.

Em Uruguaiana, por exemplo, as máximas à tarde podem alcançar os 24ºC hoje, 26ºC amanhã, 28ºC no sábado e ao redor de 30ºC no domingo. No Noroeste, a cidade de Santa Rosa poderá ter 24ºC ou 25ºC hoje e amanhã, 27ºC a 28ºC na sexta, 29ºC no sábado e ao redor de 30ºC no domingo. Nos vales, máximas de 27ºC a 29ºC são possíveis durante o fim de semana.

Nas partes mais altas do Estado, no município de Vacaria, que teve 7,2ºC abaixo de zero na última sexta-feira (30), a temperatura pode chegar aos 23ºC no fim de semana. Na área de Gramado e Canela, onde os turistas entraram em êxtase com a neve da noite do dia 28 de julho, os termômetros podem indicar até 25ºC ou 26ºC no fim de semana.

Sair da versão mobile