Polícia Civil deflagra Operação Lego, que visa a reprimir o comércio irregular de armas de fogo

Nesta quarta-feira (04), a Polícia Civil deflagrou a Operação Lego, que visa a reprimir o comércio irregular de armas de fogo, praticado por associação criminosa no Estado do Rio Grande do Sul. Ao todo, estão sendo cumpridos dois mandados de prisão preventiva, dois mandados de prisão temporária, bem como, dez mandados de busca e apreensão, nas cidades de Porto Alegre/RS, Alvorada/RS, Gravataí/SC, Itapema/SC e Florianópolis/SC. 

Foram efetivadas as prisões de três pessoas: uma prisão por medida preventiva (alvo já se encontrava recolhido na Penitenciária Estadual de Charqueadas), uma prisão temporária de um homem em Porto Alegre, além da prisão temporária de outro homem na cidade de Alvorada, este mesmo alvo será autuado em flagrante pelo crime de posse irregular de arma de fogo de uso permitido, uma pistola calibre 9mm com munições, além também de ser autuado pelo crime de tráfico ilícito de drogas. Também foram apreendidos entorpecentes (maconha, crack e insumos para produção de drogas), balanças de precisão, rádios comunicadores, três veículos (um em Itapema/SC, um em POA e outro na cidade de Alvorada), além de documentos diversos, equipamentos ópticos de pontaria (lunetas), notebooks, relógios, uma arma de pressão, coldres, uma pistola calibre 9.mm, munições e carregadores.

Entenda o caso

No dia 16 de julho de 2021, a Polícia Civil executou ações operacionais que visaram a reprimir a prática de crimes do Estatuto do Desarmamento, decorrente do tráfico de armas. Frente às investigações em andamento, foi possível aos agentes interceptar a entrega de um fuzil de calibre 556, que seria comercializado em um posto de gasolina, em Gravataí. Após intensa vigilância, um homem de 26 anos foi abordado dentro de um automóvel na posse do referido armamento.

No mesmo dia, policiais civis responsáveis por essa ação foram ameaçados de morte, incluindo, seus familiares, por meio de aplicativo de mensagens. Ao que se descobriu um detento recolhido na Penitenciária de Agudo/ e responsável por intermediar a venda do armamento, desgostoso com a apreensão, acabou enviando as ameaças. Diante do cenário apresentado, as investigações foram intensificadas, sendo possível reunir informações que apontaram para as pessoas efetivamente proprietárias do armamento apreendido, para os responsáveis pela venda (intermediação) e para os responsáveis pela coleta no local em que estava depositado, transporte e entrega, no momento da venda.

Ainda que, o comércio de fuzis já se daria a alguns anos, tendo sido comercializadas, segundo os investigados, mais de 100 unidades. Tais armas seriam, por vezes, montadas em partes, já aqui no Rio Grande do Sul (motivo pelo qual é denominada a Operação). Algumas peças seriam compradas por meio de sites de compra e venda. A efetiva comprovação do comércio dessa centena de armamentos ainda carece ser comprovadas pelas investigações.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.