Oleoplan é responsável por 10% da produção de biodiesel do Brasil

Em 1979 teve início em Veranópolis a empresa que se tornaria, anos depois, uma grande potência. A Oleoplan S.A., que começou com o processamento de soja, em 2007, evoluiu, se tornando a primeira produtora de biodiesel do Rio Grande do Sul e sendo responsável por 10% da produção nacional do biocombustível.

O empreendimento, que possui como norte a sustentabilidade tanto social como ambiental, emprega diretamente 1.300 pessoas, sendo 700 delas no RS, bem como incentiva a agricultura familiar. A importância econômica da empresa para Veranópolis, por exemplo, é notória, visto que a sede é a maior contribuinte de ICMS da cidade. Como objetivo, assim, o grupo busca desenvolver o interior do Estado, valendo-se de práticas sustentáveis.

A empresa, que possui como objetivo agregar valor a soja e torná-la, além de em outros produtos, biodiesel, utiliza para a produção deste último, também, gorduras animais. Para o futuro, o objetivo do grupo é expandir e inaugurar duas novas unidades de produção em 2022: uma no Pará e outra em Rondônia.

– A nossa missão é produzir biodiesel para abastecer o mercado nacional de forma sustentável, reduzindo as importações e as emissões de gases – pontua o diretor de relações institucionais da Oleoplan, Leonardo Zilio.

Sobre o biodiesel

O biodiesel é um combustível renovável feito a partir de matérias-primas da agricultura, substituto do diesel convencional derivado do petróleo. Surge como uma alternativa ecológica, eficiente e que diminui a emissão de gases prejudiciais no meio ambiente.

O Rio Grande do Sul é responsável por 28% da produção nacional desse material, sendo o maior produtor do biocombustível no Brasil. Além de abastecer a demanda brasileira, exporta, também, 75% de sua produção.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.