Seguem neste sábado buscas a bombeiros desaparecidos em incêndio no prédio da SSP

As guarnições do CBMRS (Corpo de Bombeiros Militar) seguem atuando neste sábado (17) no rescaldo e nas buscas pelos dois bombeiros militares desaparecidos no incêndio que destruiu o prédio da SSP (Secretaria de Segurança Pública do RS), no centro de Porto Alegre, na noite de quarta-feira (14).

Entre 50 e 60 bombeiros militares e 4 cães de busca e salvamento estão trabalhando no local, distribuídos em 9 equipes, para possibilitar o trabalho em tempo integral.

PUBLICIDADE

As equipes são divididas em quatro núcleos de ação. A equipe de resgate e salvamento está atua na busca dos bombeiros desaparecidos nas áreas superficiais.

Além disso, outros dois núcleos atuam incisivamente para o resgate dos colegas da corporação. A equipe de busca e resgate em estruturas colapsadas, que faz a busca por dentro, das vigas e lages onde podem se formar bolsões vitais (grandes blocos de escombros que ficam encaixados formando espaços). Por fim, a operação de busca e resgate com cães, onde os binômios (servidor do CBM com seu cão treinado) atuam na varredura do espaço tentando identificar a localização dos colegas.

Na equipe de binômios estão bombeiros e cães extremamente treinados para a atuação de resgate. O 2° Sargento Alex Sandro Teixeira Brum e o cão Guapo atuaram em Brumadinho, na busca por vítimas do trágico rompimento de uma barragem.

No início desta tarde de sexta-feira (16), a Força de Resposta Rápida (FR²) do CBMRS foi acionada para apoio nas buscas. São 8 militares dos 2º e 8º Batalhões de Bombeiros Militares (BBM), de São Leopoldo e Canoas, respectivamente, que já estão atuando junto às guarnições de Porto Alegre.

Além das equipes já destacadas para a operação, estão de sobreaviso as células de FR² do 5º e 6º BBM, caso seja necessário o revezamento. A FR² é composta por integrantes do efetivo orgânico dos batalhões, aptos para atuação em missões de busca, salvamento e resgate urbano e rural, podendo ser acionada em qualquer momento.

O comandante do 1º BBM e coordenador da operação nas instalações da SSP, tenente-coronel Eduardo Estevam Rodrigues, enfatizou que as buscas não serão encerradas enquanto os bombeiros desaparecidos não sejam localizados. “O Corpo de Bombeiros Militar não deixa ninguém pra trás. Sejam civis, sejam os nossos militares. Estaremos 24 horas aqui atuando nas atividades necessárias”, completou

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.