Porto Alegre confirma caso de raiva em morcego e alerta sobre cuidados com o animal

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, publicou nesta quinta-feira, 8, alerta epidemiológico com a confirmação de um caso de raiva em um morcego hematófago (que se alimenta de sangue) encontrado em propriedade do bairro Teresópolis no mês de maio. A informação também foi emitida para a rede municipal de saúde e a entidades representativas da saúde animal.

Na ocasião da captura, o animal teve amostra coletada para exame de prova laboratorial para confirmação ou descarte do diagnóstico da raiva. Este exame teve resultado positivo. Novo exame, complementar, de prova biológica, está em andamento, sem prazo para liberação do resultado. 

A raiva é uma doença transmissível que atinge os mamíferos, como cães, gatos, bois, cavalos, macacos, morcegos e humanos. Ela é transmitida quando a saliva do animal infectado entra em contato com a pele lesionada ou mucosa, por meio de mordida, arranhão ou lambedura do animal. O vírus ataca o sistema nervoso central, levando à morte após pouco tempo de evolução. 

Com a confirmação do caso, é importante que os tutores de animais domésticos, especialmente na região Glória Cruzeiro Cristal e Sul Centro-Sul, estejam atentos para a atualização da vacinação de cães e gatos. A vacina antirrábica deve ser feita nos pets a cada 12 meses. 

Também é importante adotar medidas de precaução em caso de encontrar um morcego vivo ou morto em situações consideradas anormais – caído no chão, pendurado em janelas, cortinas, em cima da cama, à luz do dia. A recomendação é não tocar no animal e ligar para o serviço 156 ou para a Equipe de Vigilância de Antropozoonoses (Evantropo) na DVS, pelo fone 3289-2459, solicitando o recolhimento. Se possível, capture o animal sem tocá-lo utilizando panos, caixas de papel, baldes ou mantendo-o preso em ambiente fechado até a chegada da equipe municipal. Conforme a Lei de Crimes Ambientais, 9.605/98, morcegos são espécies nativas e não devem ser mortos ou feridos, possuindo grande importância no equilíbrio dos ecossistemas.

Serviços veterinários devem notificar suspeitas ou acidentes à Evantropo, pelo mesmo telefone. A notificação vai desencadear as medidas de prevenção, controle e monitoramento necessárias, seja para a saúde animal, seja para a saúde humana. 

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.